terça-feira, 28 de julho de 2009

Pastéis de Massa Tenra

É um dos sabores da minha infância!
Simplesmente adoro! E tenho companheiros para esta iguaria, pois os meus filhos e o meu marido também gostam muito destes Pastéis.

O meu marido quando comeu estes disse que estavam tão bons, mas tão bons que eram ainda melhores que um Pastel de Chaves!!!

Estes fiz depois de uma manhã de praia com os filhotes, ainda para o nosso almoço.Por isso estão a ver a rapidez com que se fazem estas delícias.


Ingredientes Para Picado:


500gr de Carne de Novilho aos quadradinhos
1 Cebola pequena
1 Dente de Alho

1 Cenoura média

20 gr de Azeite

Sal Q.B.

Salsa



Ingredientes para massa:


50 gr de Manteiga ou margarina

20 gr de Azeite

100 gr de Água

270 gr de Farinha sem Fermento

1 Pitada de Sal



Preparação:

Comece por fazer a massa. Coloque no copo da Bimby a manteiga e o azeite e Prog. 2 min. Temp. 100º Vel 2.

Junte a água, a farinha e o sal e misture 2o seg. Vel. 6.

Deixe repousar no mínimo 1/2 hora no frigorífico.

Coloque no copo a cebola, o alho e a cenoura e prog. 7 seg. vel 5.

Adicione o azeite e volte a prog. 6 min. temp 100º Vel. 1.

Adicione a carne, a salsa e o sal e prog. 20 min. Temp. 100º Vel. colher inversa.

Terminando, pique a carne na Vel. 5, durante alguns segundos.

Retire a massa do frigorífico e vá esticando com o rolo da massa (como para os rissóis), mas não se corta a massa tão rente como para os rissóis, deixa-se uma margem mais larga para poder "calcar" com um garfo, podendo desta forma "fechar" a massa.

Leve a fritar em óleo bem quente.

Já experimentei fazer na Actifry, mas acho que não ficam tão bons pois secam muito.




NOTA: A receita da massa foi retirada do Livro base da Bimby.

17 comentários:

  1. Realmente só a julgar pelo aspecto devem ser deliciosos. Não admira que os fãs sejam muitos :)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Que bonitos e deliciosos pastéis!!

    Olha, deixei um selinho para ti no meu Blog <3
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. O que eu adoro estes pasteis :D
    Este ficaram com óptimo aspecto :)
    Jinhussssssssss

    ResponderEliminar
  4. Pastéis de Massa Tenra nunca fiz, e também não conheço os de Chaves...
    Mas o aspecto está excelente!
    Eu que ando numa de rissóis e afins vou ter de me aventurar neste género de salgados, pois devem ser bem do meu agrado!

    A actifry é óptima para fritar, mas concordo plenamente contigo em relação a este género de fritos, nada como fazer na fritadeira, a transbordar com óleo, há bela maneira tradicional.
    Sem dúvida que o típico e apreciado sabor dos pastéis e rissóis tem de ser fritando na frigideira.
    A actifry "puxa" muito pelo alimento e seca-o imenso.

    ResponderEliminar
  5. Eu também sou pasteleira ;)
    Adoro pasteis de massa tenra e os teu estão perfeitos, mesmo como eu gosto ;)
    Bjos

    ResponderEliminar
  6. Devem ser uma delícia assim como a tarte de pessego que está fabulástica, bjs.

    ResponderEliminar
  7. Que maravilha de snack! Também gosto, e os teus ficaram perfeitíssimos! :)

    ResponderEliminar
  8. E quem não tem a máquina como eu,como faremos?
    Pode-se bater no liquidificador?
    Esta Bimby tem que vir para o Brasil.
    Edilia

    ResponderEliminar
  9. Tem um miminho no meu cantinho da culinária para ti amiga ...bjokinhas..

    Ana

    ResponderEliminar
  10. Esses pasteis são mesmo uma maravilha, então feitos por ti imagino! Manda um para provar hehe :P Então com massinha ainda melhor! :)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  11. Que aspecto maravilhoso!
    Já comia um...ou dois...eheh
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Não é como os rissóis pois não? É que acho que nunca provei pastéis de massa tenra, mas gosto do aspecto :)

    ResponderEliminar
  13. Edilia, como não tem Bimby, tem de ser com as mãos:))
    A quantidade de farinha recomendada em monte abrir uma covinha e deitar o resto dos ingredientes sovando e apertando a massa sempre para dentro.
    Espero ter ajudado, se restar alguma dúvida diga, por favor!


    Ameixinha,não tem nada a ver com os rissóis!
    Nem na maneira de fazer nem no paladar!
    Tenho a certeza que destes tu gostas:))

    Um grande beijinho a todas e o meu muito obrigado pelas palavras e carinho.

    ResponderEliminar
  14. Sou viciada em pastéis de massa tenra, que costumo comer no Frutalmeidas. Quer dizer sou viciada em comê-los, não em fazê-los :) isso com a Bimbinha realmente parece ser do pé para a mão, vou ver se passo ao acto :)

    ResponderEliminar
  15. affffff perto da hora do almoço ver isto...ai ai ai... deu até vontade!

    bjssssssssssss

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita!

Comentários anónimos não são publicados.

LinkWithin Related Stories Widget for Blogs