quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Compota de Amoras Silvestres


Palavras para quê? É linda e deliciosa esta compota!
Faz-me voltar à infância... a mim e a todas vocês que, de certeza, passaram  tardes  a colher estas "pérolas" que nos mancham as mãos todas e os arranhões que no fim são facilmente esquecidos pois a colheita valeu a pena!
Nos dias de hoje é raro encontrar silvas com estas preciosidades. Eu tanto procurava e não as encontrava e afinal elas estavam aqui bem perto de mim, bem debaixo "do meu nariz", bem ao virar da esquina como se costuma dizer, num campo em frente à minha casa.
Os "Heróis" que fizeram esta colheita numa bela tarde de Verão (isto foi em Agosto) foram o meu Marido e o Filhote mais velho que ainda tiveram direito a dois belos companheiros (uns lindos cavalos diga-se de passagem) que estavam com uma curiosidade àvida em saber o que eles estavam ali a fazer e dessa forma não os largavam.
Já para não falar dos besouros e afins e perguntam vocês então e TU? Eu?...bem, eu fiquei lá em cima no meu terraço com o Filhote mais novo a assistir às peripécias dos heróis do filme ;)) É que para dizer a verdade, picos e arranhões não são para mim!!!
E eu fiquei com a parte mais difícil que é fazer a compota e comê-la, ok?!


Ingredientes:

1 kg de Amoras Silvestres

750 gr de Açúcar

Preparação:

Depois de bem lavadas, colocar as amoras num tacho e juntar o açúcar. Mexer bem e levar ao lume até ganhar ponto. Demorou cerca de 25 minutos.
Guardar em frascos esterilizados.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Iogurtes de Baunilha e Leite Condensado


Já foi há algum tempo que coloquei a receita de iogurtes de baunilha.

Esta que hoje vos deixo, apesar de serem ambas de baunilha, nada tem a ver com a receita já postada!

Ficam sólidos mas ao mesmo tempo extremamente cremosos e a vagem de baunilha dá um sabor inconfundível!!!!

Não se assustem com o leite condensado pois não ficam demasiado doces! Posso-vos dizer que são sem dúvida alguma os melhores iogurtes que já comi e que de alguns meses para cá não faltam no meu frigorífico!!!

Bom Fim de Semana!



Ingredientes:


800 gr de Leite (uso magro)

1/2 Lata de Leite Condensado

1 Vagem de Baunilha

1 Iogurte Natural (uso Grego da Danone)


Preparação:

Cortar a vagem de baunilha ao meio e retirar as sementes, juntando ambas no leite. Levar ao lume até ferver. Retirar do lume e misturar o leite condensado mexendo com uma vara de arames.

Deixar arrefecer até aos 50º. Por fim misturar o iogurte natural mexendo.

Colocar o preparado nos copinhos e levar à iogurteira cerca de 10 horas.

No fim do tempo retirar e colocar direto no frigorífico durante pelo menos 5 horas.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Bolachas Integrais


Tenho por hábito colocar farinha integral em quase todo o tipo de massas!

Sejam elas de bolos, bolachas, bôlas, muffins...já para não falar do pão esse sim é sempre obrigatório integral ou pelo menos de mistura.

Aconselho a quem nunca experimentou tentar substituir metade da farinha normal numa receita do vosso agrado.

Depois contem se não fica excelente ;)


Ingredientes:


125 gr de Farinha de Trigo Espiga

125 gr de Farinha Integral (uso Nacional)

200 gr de Açúcar

125 gr de Manteiga Vegetal (uso de girassol)

1 Ovo

1 Colher de (café) Canela em Pó Espiga

1 Colher de (café) Aroma de Baunilha


Preparação:


Ligue o forno a 190º.

Junte todos os ingredientes no copo da Bimby e Prog. 20 seg. Vel.4.

Terminando Prog. 2 Min. Vel. Espiga.

Forme bolachinhas a gosto ,eu usei o dispara biscoitos mas pode ser feito com cortantes.

Leve a assar a meio do forno, entre 8 a 10 minutos.

Coloque a arrefecer numa grelha e guarde em frascos.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Copinhos de Chocolate

Esta receita é mesmo para os verdadeiros apreciadores de chocolate!!!


Rápido de fazer e mais rápido de comer!!!



Bom Fim de Semana!



Ingredientes:


175 gr de Chocolate Preto (da melhor qualidade minimo 70% cacau)


150 ml de Natas para Bater


100 ml de Leite Gordo


1/2 Colher de (chá) Essência de Baunilha


1/4 Colher de (chá) Pimenta da Jamaica


1 Ovo



Preparação:


Triture o chocolate no robot de cozinha. Aqueça as natas e o leite até estarem quase a ferver, junte a baunilha e a pimenta e adicione ao chocolate. Deixe repousar durante 30 segundos. Bata durante 30 segundos, deite o ovo e bata mais 45 segundos.


Deite a mistura em copinhos e leve ao frigirífico durante 6 horas ou de preferência de um dia para o outro.


Mas lembre-se de os retirar do frigorífico uns 20 minutos antes de serem servidos.





Nota: Receita adaptada do livro,"Delícias da Nigella".

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Muffins Salgados

Finalmente chegou o "Verão"!!!





Adoro o Verão, aliás preciso dele para aguentar o Inverno que tanto detesto!


Preciso da praia, do sol, do mar, a vida é muito mais simples e saborosa no Verão!


Este ano ainda não tinha chegado por aqui o Verão...e agora, durante o Outono, é que nos aparecem dias quentíssimos, com 34ºC bastante convidativos a irmos passar umas horinhas na praia!


E esta receita sabe muito bem nestes dias a acompanhar uma bela salada!



Bom Fim de Semana com muita praia!



Ingredientes:



100 gr de Mortadela


150 gr de Fiambre de Perú


1 dl de Azeite ou Óleo de Girassol


2 Ovos

4 Colheres (sopa) Leite


1 Iogurte Natural


250 gr de Farinha Espiga T65


1 Colher de (chá) Fermento Royal


1/2 Cenoura

100 gr de Queijo Ralado Mozzarella


Cebolinho picado q.b.



Preparação:


Ligue o forno a 180º. Unte as formas de muffins.


Pique as carnes frias e deite numa tigela.


Junte a meia cenoura ralada, o queijo e misture.


Numa tigela bata os ovos com o azeite durante 4 minutos. Junte a farinha e o fermento. Bata bem.


Junte os dois preparados e misture. Divida pelas formas e leve ao forno durante cerca de 25 minutos.


Retire e deixe arrefecer um pouco sobre uma rede.




sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Queques de Chocolate





Em primeiro lugar quero agradecer os comentários no post anterior,obrigado!


E depois deixar-vos esta receita destes maravilhosos queques!


São mesmo bons, desfazem-se na boca!!!


Bom Fim de Semana!



Ingredientes:





200 gr de Chocolate de Leite


100 gr de Manteiga


100 gr de Natas espessas


1 Ovo


2 dl de Leite


250 gr de Farinha


1 Colher de (sopa) Fécula de Batata


3 Colheres (sobremesa) Fermento em pó


3 Colheres (sopa) de Cacau em Pó


50 gr de Açúcar Mascavado


1 Pitada de Sal


Preparação:



Pré-aqueça o forno a 180º.


Unte com manteiga as cavidades de um tabuleiro para queques e polvilhe com açúcar mascavado.


Derreta em banho-maria 30 gr do chocolate com a manteiga e pique grosseiramente o chocolate restante. Num recipiente, misture as natas espessas com o ovo e o leite.

Misture a farinha, a fécula, o fermento e o cacau.


Acrescente o sal e o açúcar. Com uma colher de pau, junte a esta o chocolate derretido e arrefecido, e a restante mistura seguido do chocolate partido.


Mexa até os ingredientes secos estarem bem ligados.


Deite a massa nas formas (por cima ainda coloquei algumas pepitas de chocolate) e leve ao forno cerca de 20 a 25 minutos.


Retire e deixe arrefecer numa grelha.




domingo, 2 de outubro de 2011

18 Anos!!!



AMO-TE!!!!!!

LinkWithin Related Stories Widget for Blogs