sexta-feira, 29 de julho de 2011

Cheesecake de Frutos Silvestres




Até tenho medo de dizer que finalmente chegou o calor, não vá amanhã a sorte mudar e o frio voltar!

Mas o que é certo é que uma sobremesa destas sabe sempre muito bem, faça sol ou chuva!



Como sempre alterei um pouco (muito) a receita original, mais ao nosso gosto e com os ingredientes que tinha para gastar na altura.



Bom Fim de Semana!




Ingredientes:




180 gr de Bolacha Maria (uso sempre Digestive)



1 Colher (café) de Canela em Pó



2 Colheres de (sopa) Manteiga (coloquei 60 gr)





400 gr de Frutos Silvestres (usei 250 gr de Morangos, 50 Mirtilos, 100 gr de Framboesas)



5 Folhas de Gelatina (usei 7)


1 Lata de Leite Condensado



5 Dl de Natas (usei 1 Pacote de Mascarpone 1 Pacote Natas)




Preparação:



Triture as bolachas, junte a manteiga e a canela amassando bem e forrando uma forma de aro com a mistura. Leve ao forno até dourar (cerca de 5 minutos a 150º).


Demolhe as folhas de gelatina em água fria.


Deite os frutos silvestres no copo da Bimby e Prog. 15 seg. vel. 6. Junte o leite condensado, o mascarpone e envolva. Prog. 10 seg. vel. 3.


À parte bata as natas e junte ao preparado anterior envolvendo. Por fim, junte a gelatina previamente derretida Prog. 10 seg. Vel. 4.


Verta o preparado sobre a base de bolacha e leve ao frio até ficar firme. Faço sempre de véspera.


Desenforme e decore a gosto.





Nota:Retirei a ideia desta receita de uma revista "Teleculinária Gold".


sexta-feira, 22 de julho de 2011

Gelados de Chocolate de Leite



Gelados...que dizer sobre estas pequenas maravilhas que tanto nos apetece e refresca nesta altura do Ano?




São mesmo muito bons...e são de chocolate!!!!


Bom Fim de Semana!!




Ingredientes:



1 Lata de Leite Evaporado (410gr)


110 gr de Leite


200 gr de Natas


250 gr de Chocolate de Leite em Pedaços pequenos




Preparação:



Coloque no copo todos os ingredientes e Prog. 6 min. Temp. 80º Vel.2.


Distribua pelas formas individuais para gelado e leve ao congelador no mínimo 12 horas.





Nota: Receita adaptada da revista "Bimby" de Junho.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Pastéis de Massa Tenra na Actifry


Hoje não é bem uma receita que vos deixo, é mais uma ideia e experiência que quero partilhar.



Assim ajudo aquelas meninas que ainda têm dúvidas sobre as potencialidades da Actifry!


Desde que a Rute colocou no seu blog este "método" fiquei com a "pulga atrás da orelha" para experimentar mas só agora coloquei em prática.


Posso-vos dizer que adorei, ao contrário dos rissóis que, sinceramente, acho que ficam secos e nada agradáveis. Os Pastéis de Massa Tenra ficam excelentes!


E como podem ver, o aspecto também!!!





Quanto à receita, é a mesma já aqui colocada. Simplesmente coloco-os na Actifry, uso um pulverizador com azeite caseiro para borrifar os Pastéis e programo cerca de 15 min. virando a meio do tempo para cozinhar de forma uniforme.


sexta-feira, 15 de julho de 2011

Leite Creme



Só há pouco me apercebi que ainda não tinha colocado no blog a receita do meu leite creme!




Grande falha minha pois acho que é uma sobremesa que agrada sempre a todos, destacando-se pela simplicidade e rapidez de confecção! Talvez por achar tão simples e que já toda a gente a sabe fazer, ainda não a tinha aqui no meu cantinho ;)


Sabe bem no Verão, bem fresquinho, e igualmente bem no Inverno ainda quentinho e acabadinho de fazer...mas sempre, sempre com a maravilhosa crostinha de açúcar em cima!!!!


A receita é a que sempre fiz. Não tenho muito quantidades definidas pois como sempre faço tudo a "olhometro". Neste tentei tomar nota das quantidades para vos indicar.



Bom Fim de Semana!





Ingredientes:



1 Litro de Leite Meio Gordo


4 Ovos


10 a 12 colheres (sopa) de Açúcar (depende se gostam mais ou menos doce)


2 Colheres bem cheias de (sopa) Farinha Maizena


1 Vagem de Baunilha aberta


Açúcar Demerara para polvilhar





Preparação:



Misturar bem todos os ingredientes e levar ao lume até engrossar.


Colocar numa travessa ou em tacinhas individuais, deixar arrefecer e de seguida polvilhar com o açúcar demerara, queimando de seguida com o ferro eléctrico.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Bolo de Queijo da Ilha




Este bolinho é mesmo delicioso e fofinho!


Não se assustem ao pensar que fica um sabor forte a queijo, não fica nem por sombras. Muito pelo contrário, fica bastante subtil mas com uma textura simplesmente deliciosa!



Ingredientes:



250 gr de Farinha



220 gr de Açúcar


120 gr de Queijo da Ilha



100 gr de Margarina


6 Ovos


3 Colheres (sopa) de Leite


1 Colher (chá) de Fermento


Margarina para untar



Farinha para polvilhar



Açúcar em Pó para polvilhar




Preparação:



Rale o queijo da ilha. Numa tigela, bata a margarina com o açúcar, junte as gemas, bata bem, adicione o queijo ralado e o leite e bata muito bem.


Numa tigela à parte, peneire a farinha com o fermento. Adicione ao preparado anterior e bata bem.


Por fim, bata as claras em castelo e envolva-as no preparado anterior. Unte uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha.


Verta-lhe a mistura e leve ao forno pré-aquecido a 180º aproximadamente 40 minutos.


Faça o teste do palito para verificar se o bolo está cozido, retire do forno, desenforme e deixe arrefecer. Polvilhe com açúcar em pó e sirva decorado a gosto.





Nota: Receita adaptada da Teleculinária nº 1455 (Fevereiro 2007).

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Quadrados de Mel e Farinha de Arroz com Cobertura de Chocolate



Na necessidade de gastar um frasco de Mel que anda à bastante esquecido no armário, (assim como esta receita que já foi feita há quase um ano) saíram estes quadradinhos!



A farinha de arroz, como sempre, dá uma leveza e um sabor incrível!


Já sabem que tenho sempre de completar as receitas com uma bela cobertura e esta não foi excepção...desta vez foi de chocolate ;)





Ingredientes:



150 gr de Farinha de Arroz


150 gr de Farinha


100 gr de Mel


100 gr de Margarina


5 Ovos


2 Iogurtes de aroma a gosto (usei naturais)


1 Colher (sobremesa) de Fermento


Chocolate em Barra


2 Colheres Manteiga


Coco Ralado




Preparação:



Unte um tabuleiro com margarina, forre com papel vegetal e unte novamente.


Deite o mel para o copo da Bimby, adicione os ovos, os iogurtes e a margarina e Prog. 1 min. Vel. 6. Junte depois o fermento, a farinha e a farinha de arroz e Prog. 30 seg. Vel. 6.


Verta a mistura anterior para o tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 40 minutos.


No meu forno bastou 20 minutos.


Retire e deixe arrefecer em cima de uma grelha.


Entretanto, derreta o chocolate com a manteiga e cubra os quadrados com o mesmo, polvilhando com coco.







Nota: Receita adaptada, Teleculinária Especial Robot nº 32.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Bolachas com Mel




Para acompanhar os iogurtes do post anterior, saíram estas deliciosas bolachinhas!


O facto de levarem três ingredientes fantásticos, o mel, a canela e o limão, fazem delas umas excelentes bolachinhas, super crocantes.





Ingredientes:



120 gr de Manteiga


150 gr de Açúcar


1 Ovo


225 gr de Farinha com Fermento


Raspa de 1 Limão



2 Colheres ( sopa) de Mel

1 Colher (chá) de Canela





Preparação:



Ligue o forno a 180º.


No copo da Bimby coloque todos os ingredientes e Prog. 15 seg. Vel. 6. De seguida volte a Prog. 2 min. Vel. Espiga.


Faça uma bola com a massa e deixe repousar durante 15 minutos.


Coloque a massa no dispara-biscoitos, escolhendo o disco que mais gostar sobre um tabuleiro forrado (usei tapete de silicone).


Leve ao forno cerca de 10 minutos.


Deixe arrefecer sobre uma grelha e guarde em frascos ou Tupperware.










Nota: Receita adaptada do livro "Bolinhos e Queijadas" da colecção "As Melhores Sobremesas".


LinkWithin Related Stories Widget for Blogs