terça-feira, 19 de julho de 2011

Pastéis de Massa Tenra na Actifry


Hoje não é bem uma receita que vos deixo, é mais uma ideia e experiência que quero partilhar.



Assim ajudo aquelas meninas que ainda têm dúvidas sobre as potencialidades da Actifry!


Desde que a Rute colocou no seu blog este "método" fiquei com a "pulga atrás da orelha" para experimentar mas só agora coloquei em prática.


Posso-vos dizer que adorei, ao contrário dos rissóis que, sinceramente, acho que ficam secos e nada agradáveis. Os Pastéis de Massa Tenra ficam excelentes!


E como podem ver, o aspecto também!!!





Quanto à receita, é a mesma já aqui colocada. Simplesmente coloco-os na Actifry, uso um pulverizador com azeite caseiro para borrifar os Pastéis e programo cerca de 15 min. virando a meio do tempo para cozinhar de forma uniforme.


sexta-feira, 15 de julho de 2011

Leite Creme



Só há pouco me apercebi que ainda não tinha colocado no blog a receita do meu leite creme!




Grande falha minha pois acho que é uma sobremesa que agrada sempre a todos, destacando-se pela simplicidade e rapidez de confecção! Talvez por achar tão simples e que já toda a gente a sabe fazer, ainda não a tinha aqui no meu cantinho ;)


Sabe bem no Verão, bem fresquinho, e igualmente bem no Inverno ainda quentinho e acabadinho de fazer...mas sempre, sempre com a maravilhosa crostinha de açúcar em cima!!!!


A receita é a que sempre fiz. Não tenho muito quantidades definidas pois como sempre faço tudo a "olhometro". Neste tentei tomar nota das quantidades para vos indicar.



Bom Fim de Semana!





Ingredientes:



1 Litro de Leite Meio Gordo


4 Ovos


10 a 12 colheres (sopa) de Açúcar (depende se gostam mais ou menos doce)


2 Colheres bem cheias de (sopa) Farinha Maizena


1 Vagem de Baunilha aberta


Açúcar Demerara para polvilhar





Preparação:



Misturar bem todos os ingredientes e levar ao lume até engrossar.


Colocar numa travessa ou em tacinhas individuais, deixar arrefecer e de seguida polvilhar com o açúcar demerara, queimando de seguida com o ferro eléctrico.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Bolo de Queijo da Ilha




Este bolinho é mesmo delicioso e fofinho!


Não se assustem ao pensar que fica um sabor forte a queijo, não fica nem por sombras. Muito pelo contrário, fica bastante subtil mas com uma textura simplesmente deliciosa!



Ingredientes:



250 gr de Farinha



220 gr de Açúcar


120 gr de Queijo da Ilha



100 gr de Margarina


6 Ovos


3 Colheres (sopa) de Leite


1 Colher (chá) de Fermento


Margarina para untar



Farinha para polvilhar



Açúcar em Pó para polvilhar




Preparação:



Rale o queijo da ilha. Numa tigela, bata a margarina com o açúcar, junte as gemas, bata bem, adicione o queijo ralado e o leite e bata muito bem.


Numa tigela à parte, peneire a farinha com o fermento. Adicione ao preparado anterior e bata bem.


Por fim, bata as claras em castelo e envolva-as no preparado anterior. Unte uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha.


Verta-lhe a mistura e leve ao forno pré-aquecido a 180º aproximadamente 40 minutos.


Faça o teste do palito para verificar se o bolo está cozido, retire do forno, desenforme e deixe arrefecer. Polvilhe com açúcar em pó e sirva decorado a gosto.





Nota: Receita adaptada da Teleculinária nº 1455 (Fevereiro 2007).

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Quadrados de Mel e Farinha de Arroz com Cobertura de Chocolate



Na necessidade de gastar um frasco de Mel que anda à bastante esquecido no armário, (assim como esta receita que já foi feita há quase um ano) saíram estes quadradinhos!



A farinha de arroz, como sempre, dá uma leveza e um sabor incrível!


Já sabem que tenho sempre de completar as receitas com uma bela cobertura e esta não foi excepção...desta vez foi de chocolate ;)





Ingredientes:



150 gr de Farinha de Arroz


150 gr de Farinha


100 gr de Mel


100 gr de Margarina


5 Ovos


2 Iogurtes de aroma a gosto (usei naturais)


1 Colher (sobremesa) de Fermento


Chocolate em Barra


2 Colheres Manteiga


Coco Ralado




Preparação:



Unte um tabuleiro com margarina, forre com papel vegetal e unte novamente.


Deite o mel para o copo da Bimby, adicione os ovos, os iogurtes e a margarina e Prog. 1 min. Vel. 6. Junte depois o fermento, a farinha e a farinha de arroz e Prog. 30 seg. Vel. 6.


Verta a mistura anterior para o tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 40 minutos.


No meu forno bastou 20 minutos.


Retire e deixe arrefecer em cima de uma grelha.


Entretanto, derreta o chocolate com a manteiga e cubra os quadrados com o mesmo, polvilhando com coco.







Nota: Receita adaptada, Teleculinária Especial Robot nº 32.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Bolachas com Mel




Para acompanhar os iogurtes do post anterior, saíram estas deliciosas bolachinhas!


O facto de levarem três ingredientes fantásticos, o mel, a canela e o limão, fazem delas umas excelentes bolachinhas, super crocantes.





Ingredientes:



120 gr de Manteiga


150 gr de Açúcar


1 Ovo


225 gr de Farinha com Fermento


Raspa de 1 Limão



2 Colheres ( sopa) de Mel

1 Colher (chá) de Canela





Preparação:



Ligue o forno a 180º.


No copo da Bimby coloque todos os ingredientes e Prog. 15 seg. Vel. 6. De seguida volte a Prog. 2 min. Vel. Espiga.


Faça uma bola com a massa e deixe repousar durante 15 minutos.


Coloque a massa no dispara-biscoitos, escolhendo o disco que mais gostar sobre um tabuleiro forrado (usei tapete de silicone).


Leve ao forno cerca de 10 minutos.


Deixe arrefecer sobre uma grelha e guarde em frascos ou Tupperware.










Nota: Receita adaptada do livro "Bolinhos e Queijadas" da colecção "As Melhores Sobremesas".


quarta-feira, 8 de junho de 2011

Iogurtes de Maçã e Canela com Bolacha Torrada

Estes Iogurtes são uma tentação!


Para quem gosta da mistura de maçã e canela, vai adorar de certeza!





Ingredientes:



800 gr de Leite Magro



1 Iogurte Natural


2 Maçãs


10 Bolachas Torradas


50 gr de Açúcar Amarelo


2 Colheres(sopa) Leite em Pó


2 Colheres (sopa) bem cheias de Canela em Pó



Preparação:



Colocar as bolachas no copo da Bimby e Prog. 20 seg. Vel. 7 - 8. Reservar.



Coloque as maçãs arranjadas no copo e Prog. 15 seg. Vel. 5-7.



Juntar o açúcar e a canela e Prog. 7 min. Temp. Varoma Vel. 2.



Retirar o copo da base e deixar arrefecer até aos 50º.



Juntar o leite, o iogurte, o leite em pó e as bolachas e Prog. 4 min. Temp. 50º Vel. 2.



Deitar nos copinhos de iogurte e levar à iogurteira durante 10 horas.


Retirar e levar ao frigorífico.





Nota: Receita adaptada desta.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Muitos Parabéns Filho!







Onze anos se passaram desde que tu nasceste.


Onze anos que fui Mãe pela segunda vez.


Onze anos de muita Alegria e Amor e alguns "sustos" pelo meio!


Parece que foi ontem...e já estás tão crescido!


Já és um pré-adolescente! Resmungão e preguiçoso, mas sempre, sempre muito mas muito meiguinho e carinhoso!


Que Deus te dê sempre muita Saúde, Amor e que sejas Muito Feliz!





AMO-TE MUITO MEU AMOR!




Um grande beijo do tamanho do Mundo!!!!









segunda-feira, 30 de maio de 2011

Bolachinhas Deliciosas de Chocolate





Esta receita já devia ter sido publicada há muito, não fossem os problemas que tenho tido no blog!

Desde o dia 13 de Maio que nunca mais ficou bem de "saúde"...


Mais uma receita deste delicioso blog!


Bem ao gosto dos verdadeiros apreciadores de chocolate!





Ingredientes:



1 Chávena de Cacau de boa qualidade


2 Chávenas de Açúcar


1/2 Chávena de Óleo Vegetal


4 Ovos


2 Colheres (chá) Açúcar Baunilhado


2 Chávenas de Farinha


2 Colheres (chá) de Fermento em Pó


1/2 Colher (chá) Sal fino


1/2 Chávena de Açúcar em Pó




Preparação:



No copo da Bimby colocar todos os ingredientes e Prog. 20 seg. Vel. 6. Terminando, Prog. 2 Min. Vel. Espiga.


Formar uma bola, cobrir e levar ao frigorífico algumas horas.


Ligar o forno a 180º. Forrar o tabuleiro do forno com tapete de silicone. Fazer bolinhas com a massa e envolvê-las muito bem em açúcar em pó. Levar ao forno cerca de 10 a 12 minutos até abrirem como as broinhas. Não deixar cozer muito para não ficarem muito secas, devem ficar fofas ao toque.


Retirar do forno e colocar numa grelha até arrefecer.





sexta-feira, 20 de maio de 2011

Golden Syrup Muffins




Que dizer sobre estes queques?...a verdade e nada mais que a verdade...são mesmo muita bons!!!!


Devo dizer, uma vez mais, que sou fã incondicional da autora desta receita, Nigella Lawson!


Já tenho algumas receitas dela aqui no blog e inclusive já vos falei sobre o que acho dos seus modos a comer ;)


Mas o certo é que isso não interfere com as suas receitas, essas sim são inquestionavelmente excelentes!





Ingredientes:



250 gr de Farinha


95 gr de Açúcar


1 Colher ( chá) de Fermento em pó


3 Colheres (sopa) Golden Syrup


1 Colher (chá) de Extracto de Baunilha


1 Ovo


65 gr de Manteiga


160 ml de Leite Gordo

8 Colheres (chá) de Golden Syrup





Preparação:



Pré-aquecer o forno a 160º com ventoinha ligada.


Misturar todos os ingredientes secos numa taça. Derreter a manteiga no microondas. Bater o ovo, acrescentar o leite, o Golden Syrup e o extracto de baunilha.


Adicionar a mistura líquida aos ingredientes secos e mexer levemente.


Nas formas de muffins colocar um pouco de massa seguido de uma colher de chá de syrup e novamente com massa. Levar ao forno (na grelha do meio) até dourar.








Nota: Receita adaptada daqui.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Compota de Cereja



Compota de Cereja, uma delícia sem dúvida alguma, adoro sentir os pedaços de cereja!

Mais um clássico nos Doces e Compotas aqui de casa!




Ingredientes:



400 gr de Cerejas descaroçadas


180 gr de Açúcar




Preparação:



Colocar as cerejas e o açúcar num tacho e levar ao lume. Depois de levantar fervura, baixar o lume e deixar a compota ganhar ponto. Esta esteve no lume cerca de 20 minutos até ficar com esta consistência.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Bolo de Avelã e Coco

Assim que vi este bolo neste maravilhoso blog, soube logo que o tinha de fazer, pois os ingredientes são totalmente ao meu gosto!


Não me enganei...é mesmo muito bom!!!!


Fica um bolo bastante húmido, nada seco e com um sabor espectacular da mistura do coco com a avelã que é demais!


Tenho imensa pena mas não tenho fotos do seu interior, pois quando o fiz foi para levar a um torneio dos meus Filhos e como tal não o fotografei....





Ingredientes:



200 gr de Manteiga


200 gr de Açúcar


250 gr de Farinha


90 gr de Avelã Ralada


20 gr de Coco Ralado


4 Ovos


240 ml de Leite de Coco


1 Colher (sobremesa) Fermento em Pó





Preparação:



Bater bem a manteiga com o açúcar. Juntar as gemas uma a uma sem parar de bater.


Juntar a farinha, o fermento, as avelãs e o coco, acrescentando o leite de coco alternadamente. Misturar bem.


Bater as claras em castelo e envolver com cuidado no preparado anterior.


Untar bem a cuba da Fussioncook, deitar a massa, fechar a tampa com a válvula aberta e Prog. menu forno (140º) durante 45 minutos.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Tarteletes de Gratinado de Couve-Flor e Cenoura com Camarão ou Salpicão Caseiro



Com as limpezas da Páscoa, estava eu a arrumar um armário e bem lá no fundo dei de caras com as minhas revistas mais antigas. Na sua maioria são Teleculinárias bem velhinhas, mas à mistura tenho bastantes Vaqueiro" Saberes e Sabores", e foi nesta última que data de 2008 que me inspirei para fazer esta receita.



Não a segui à risca (claro está), fiz algumas alterações quer nos ingredientes, quer na preparação em que o resultado final foi uma excelente refeição, ideal para esta altura do Ano em que começa a apetecer refeições mais ligeiras.





A receita deve preferencialmente ser feita em ramequins, mas os meus no momento estavam ocupados, para tal usei as minhas forminhas de tarteletes. No fim até achei o resultado mais giro e como são baixinhas demoraram menos tempo no forno.



Desta forma aproveitei esparregado congelado da Iglo que tinha comprado para experimentar de forma a gastar a embalagem pois de outra forma ninguem gostou (é o que dá habituarmo-nos ao caseirinho).



Em suma, uma delícia!!!






Ingredientes:




1 Couve-Flor (coloquei meia pequena)



2 Cenouras (coloquei 1)



3 Ovos



1 Embalagem de Molho Béchamel Vaqueiro



150 gr de Mistura de Queijos Ralados para Gratinados



50 gr de Bacon em cubinhos (substituí por salpicão caseiro)



Camarões a gosto



Cubinhos de Esparregado congelado a gosto






Preparação:






Num tacho com água e temperada de sal, coza a couve-flor e a cenoura. Escorra bem e reserve.



Ligue o forno a 200º.



Pincele as formas de tartelete com vaqueiro líquida.



Parta os ovos para uma tigela e bata-os com uma vara de arames até estarem desfeitos. Junte o molho béchamel e o queijo ralado. Misture bem.



Entretanto, esmague bem os legumes cozidos e junte o preparado de béchamel.



Encha as forminhas com a massa e distribua os restantes ingredientes a gosto sobre cada uma delas.



Leve ao forno até dourar.






terça-feira, 26 de abril de 2011

Queques



Mais uns para os lanches dos meus Filhotes!


São mesmo muito bons,ficam bastante crocantes e fofos por dentro, são tal e qual os de compra!


Nestas forminhas descartáveis ficam mesmo um mimo e não dão trabalho nenhum!!!!


Esta receita dá bastantes queques, por esse motivo experimentei congelar alguns assim já prontos e ainda dentro das forminhas, congelei. Um dia de manhã quando acordei retirei 4 do congelador e deixei arrefecer à temperatura ambiente....ficaram óptimos e como se fossem acabadinhos de fazer,desta forma os meus pequenos levaram queques fresquinhos e caseirinhos para o lanche ;)





Ingredientes:



250 gr de Açúcar


150 gr de Manteiga ( à temperatura ambiente)


1 Colher (sobremesa) de Fermento em Pó


1 Limão (raspa)


2 Ovos


400 gr de Farinha


1,5 dl de Leite






Preparação:



Ligue o forno a 190º.


Bata o açúcar com a manteiga e o fermento. Junte-lhes as raspas do limão e os ovos, um a um, batendo entre cada adição.


Por último, envolva-lhes a farinha e o leite. Deixe repousar a massa durante 15 minutos; distribua-a pelas formas. Leve-as a meio do forno, por 35 minutos. Retire e desenforme os queques.









Nota: Receita adaptada do livro "Bolinhos e Queijadas", da colecção "As Melhores Sobremesas".

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Biscoitinhos de Tangerina


A receita destes biscoitinhos estava em falta aqui no meu blog!


Desde que a Patrícia colocou a sua receita que estes biscoitinhos não podem faltar na latinha das bolachas aqui de casa!

São mesmo muito bons!


Estas foram feitas na época de tangerinas, mas não se acanhem se não as tiverem, façam com laranja que ficam igualmente bons!

Aproveito para desejar a todos uma Santa Páscoa!


Ingredientes:



3/4 de Chávena de Manteiga sem sal (usem mesmo manteiga faz toda a diferença!), à temperatura ambiente

1 Chávena de Açúcar em Pó


3 Colheres (sopa) de Sumo de Tangerina


1 Colher (sopa) de Essência Baunilha


1 3/4 Chávena de Farinha


2 Colheres (sopa) de Maizena


1/4 Colher (chá) de Sal




Preparação:



Numa tigela peneire a farinha, a maizena, o sal e o açúcar. Reserve.


Na batedeira bata a manteiga e o açúcar até formar um creme homogêneo. Acrescente o sumo e a baunilha e bata. Junte os ingredientes peneirados e misture para incorporar.


Deixei a massa descansar alguns minutos no frigorífico.


De seguida, coloquei no dispara biscoitos com um disco a gosto e levei ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 10 a 12 minutos.


Na Bimby: Coloco todos os ingredientes no copo e Prog. 20 seg. Vel. 6. seguido de 2 min. Vel. Espiga.


De referir que na receita original, a Patrícia faz uma cobertura, só a fiz uma vez pois prefiro os biscoitinhos assim.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Brownies


Esta é outra daquelas receitas que me faz lembrar a minha infância... os meus tempos de pequenina!


Era uma sobremesa feita pela minha Mãe, que servia para terminar muito almoços de Domingo.


Esta não é a receita desses tempos, mas dá para "matar" as saudades!


Simplesmente adoro Brownies...ou não fossem de chocolate ;))





Ingredientes:



2 Ovos

150 gr de Nozes

70 gr de Farinha

150 gr de Açúcar

1 Pitada de Sal

1 Colher (chá) de Fermento

150 gr de Chocolate de Culinária

100 gr de Manteiga à temperatura ambiente


(Dobrei as quantidades)



Preparação:


Coloque as nozes no copo da Bimby e Prog. 8 a 10 seg. Vel. 3 1/2 (não devem ficar muito desfeitas). Reserve.

Coloque o chocolate partido no copo e dê 5 golpes de Turbo e de seguida pulverize-o durante 6 seg. Vel.9. Retire e reserve.

Coloque a "borboleta" na lâmina, introduza a manteiga, o açúcar e os ovos e Prog. 5 min. Temp.37º Vel.3.

Junte o chocolate, a farinha, o fermento e o sal e misture 6 seg.Vel.3.

Retire a "borboleta". Junte as nozes picadas e misture bem com a ajuda da espátula até que a mistura esteja homogénea.

Unte com manteiga e polvilhe de farinha uma forma rectangular baixa, deite a mistura e leve ao forno, pré-aquecido a 170º, durante 20 minutos aproximadamente ou até que ao picar com um palito este saia limpo.

Desenforme sobre uma rede e em quente, corte-o formando quadrados.




Fonte: Receita adaptada do Livro, " Doces e Sobremesas" Bimby.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Tarte de Morangos


Adoro esta Tarte, vocês não imaginam o quanto!!!



Já para não falar dos morangos que são sem sombra de dúvidas o meu fruto favorito!



Quando estava grávida dos meus filhos tive sempre desejos de morangos.


E estas tartes então devorava como se não houvesse amanhã ;)


Certo dia, na gravidez do meu filho mais velho, o meu marido apostou comigo em que eu não conseguia comer mais de 6 tartes individuais destas...não vale a pena dizer mais nada pois não???


Claro que perdeu! Não se fazem apostas dessas com uma mulher grávida!!!!



Beijinhos a todas e bom fim de semana!




Ingredientes Massa Sablé:



300 gr de Farinha

150 gr de Manteiga

1 Pitada de Sal

100 gr de Açúcar Glacé

2 Gemas de Ovo

20 gr de Leite




Ingredientes Recheio Creme Pasteleiro:



40 gr de Farinha

160 gr de Açúcar

4 Ovos

0,5 l de Leite

Meia Vagem de Baunilha



Ingredientes Cobertura:


1 Pacote de Natas Longa Vida

1 Caixinha de Morangos (cerca de 500gr)




Preparação Massa:



Coloque no copo da Bimby todos ingredientes pela ordem indicada e Prog.15 seg. Vel. 5.

Estenda a massa muito fina com o rolo e cubra a forma desenrolando a massa do mesmo.

Passe o rolo nas bordas para cortar a massa que sobra.



Como me sobrou alguma massa, congelei já estendida em forminhas de tarteletes.

Quando precisei, foi só descongelar e levar ao forno, ficam lindas.


Com as pontas dos dedos molhados em água, pressione à volta da forma para que a massa fique bem agarrada às bordas. Cubra o fundo da massa com feijões para que a massa não levante ao assar.

Leve ao forno a 180º até dourar.


Terminando retire os feijões e deixe arrefecer.


Preparação Recheio:



Junte todos os ingredientes no copo da Bimby excepto a vagem de baunilha e Prog.10 seg vel. 6.

De seguida junte a vagem da baunilha e Prog. 10 min. Temp.90º Vel. 2,5.

Deixe arrefecer e coloque na Tarte já arrefecida.



Preparação Cobertura:



Bata bem as natas em chantilly e adoce a gosto, cubra com os morangos devidamente lavados e pincelados com geleia.

Leve ao frigorífico até à hora de servir.


Nota: A receita da massa sablé é do Livro Base da Bimby.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Doce de Uva



É do vosso conhecimento o meu gosto por doces e compotas.


Já vos contei em vários posts que tudo que é fruta ou afins do qual não está a ter "saída " ou simplesmente tenho em excesso termina numa compota ou doce!


Infelizmente, muitas vezes compro fruta cujo aspecto é excelente mas o sabor deixa muito a desejar!




Assim deste modo tudo se aproveita e nada se desperdiça!




Esta que vos deixo é um clássico.




Ingredientes:




500 gr de Uvas (usei vermelhas)


200 gr de Açúcar








Preparação:




Colocar os ingredientes dentro do copo da Bimby e Prog. 2 Seg. Vel.5.


De seguida Prog. 30 min. Temp. 100º Vel.1.


Terminando, e se necessário, programar mais alguns minutos em temperatura varoma na mesma velocidade sem o copinho e com o cesto a substituir, para não salpicar.


No caso deste doce necessitei de colocar mais 15 minutos em varoma.


segunda-feira, 21 de março de 2011

Doce de Abóbora com Coco


Sem dúvida um dos meus doces favoritos!

Pensava até que já tinha colocado a receita no blog, mas não...mais vale tarde que nunca.

O coco faz toda a diferença nesta compota, não fosse eu viciada nele :)
E é uma óptima maneira de começar a Primavera!!!



Ingredientes:


600 gr de Abóbora Bolina
300 gr de Açúcar Amarelo
50 gr de Coco Ralado
1 Pau de Canela
1 Pau de Cravinho



Preparação:


Colocar a abóbora partida em pedaços dentro do copo da Bimby.

De seguida Prog. 5 seg. Vel. 5.

Juntar os restantes ingredientes (excepto o coco) e Prog. 30 min.Temp.100º Vel.1.

No final, verificar o ponto do doce e se necessário Prog. 10 min.Temp. Varoma Vel.1. sem o copinho e com o cesto em substituição.

No meu caso tive de repetir este último processo duas vezes, ou seja, no total programei mais 20 minutos em temperatura varoma.
Por fim acrescentar o coco nos últimos 5 minutos de cozedura.

terça-feira, 15 de março de 2011

Bolo de Chocolate (Preparado Branca de Neve) com Cobertura de Mascarpone e Café

Recebi no passado dia 2, pelo correio, a oferta da Lusitana de um preparado de bolo de chocolate.
Comecei logo a "magicar" uma boa forma de o utilizar! :)
O bolo fica bastante fofo e de facto é bastante prático de confeccionar, apesar de achar que para ser um preparado, ainda temos de adicionar bastantes ingredientes.

A cobertura já tinha aqui colocado, mas desta vez substitui as natas pelo queijo mascarpone...ficou ainda melhor!!!
Como adoro chocolate e café, acho que no final obtive um bom resultado!


Ingredientes:


1 Embalagem de Preparado Bolo de Chocolate "Branca de Neve"

125 gr de Manteiga

4 Ovos

6 Colheres de (sopa) Leite



1 Colher de (café) instantâneo em Pó
1 Colher de (sopa) de Água a Ferver
1 Embalagem de Queijo Mascarpone
4 colheres de (sopa) Açúcar Pasteleiro

Grãos de café caramelizados e revestidos a chocolate


Preparação:


Fazer o bolo conforme as indicações da embalagem.

Dissolver o café com a água a ferver.

Junte ao mascarpone e ao açúcar, bata até obter um creme lisinho.

Cubra todo o bolo com este creme e enfeite com os grãos de café e cacau em pó.

Leve ao frigorífico até à hora de servir.



Retirei um pouco de massa e fiz este muffin em forma de coração.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Bolo de Anos Filho


Não posso deixar passar mais tempo sem vos mostrar o bolo de Aniversário do meu Filho mais velho!
Como já vos expliquei aqui no dia de anos de cada um, o aniversariante é que escolhe a ementa ou sugere pelo menos a massa do bolo, daí para a frente é comigo.

Ao perguntar ao meu filho, a resposta foi rápida e sem dúvidas: " Bolo Delícia de noz"!

Assim seja!

Escusado será dizer que me dá um gozo enorme fazer e decorar os nossos bolinhos.

Sempre que começo a confecção de algum bolo de festa a única certeza que tenho, depois de muito bem pensada, é da massa do bolo, de resto nunca sei como vai ficar.

Deixo-me levar pela imaginação e na hora é que decido o resultado final! Conforme vou fazendo, as ideias vão surgindo...quase sempre diferente daquilo que imagino!

Algumas vezes acho que podia ter feito melhor, faz parte do meu feitio de achar que tenho ou consigo fazer sempre melhor ,outras vezes, pelo contrário supero as expectativas!

Bom, tudo isto para vos tentar explicar que nunca tenho nada pensado ou muito estudado, e sim, tudo vai fluindo naturalmente das minhas mãos!

Com uma única motivação...Amor pelo que faço e Para Quem Faço!!!!




Quanto à receita, já foram tantas as vezes que a publiquei que não vou ser repetitiva e voltar a colocar pois já se encontra aqui, aqui ,aqui publicada.

A cobertura volta a ser de chocolate, pois acreditem que o resultado é tão bom que não vale a pena gastar balúrdios em pastas Americanas nem afins, quando o chocolate conserva igualmente bem a massa sem necessitar de frigorífico e sem tornar o bolo massudo.


O recheio é o delicioso Doce de Leite também já aqui publicado.



Os Brigadeiros que coloquei à volta a enfeitar também já aqui publicados.


As fotos do interior do bolo é que não tirei....desta vez é mesmo verdade :-)





Espero que gostem ;-)
LinkWithin Related Stories Widget for Blogs