sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Bolo de Cenoura e Nozes


Este bolo é uma delícia! Mas acreditem que é mesmo!!!

Não fosse ele uma Flagrante Delícia;)

Dentro deste livro, os verdadeiros apreciadores de cozinha, em particular da Doçaria (como eu), perdem-se!

Não fica nada seco, é bom sozinho ou acompanhado de uma bela chávena de chá ou uma bola de gelado caseiro!

Façam e comprovem!


Bom Fim de Semana!




Ingredientes:


120 gr de Nozes

4 Ovos

250 gr de Açúcar

180 gr de Manteiga derretida

160 gr de Farinha com Fermento

40 gr de Amido de Milho (Maizena)

150 gr de cenoura Ralada




Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180º.

Untar uma forma de bolo Inglês - aqui passei à frente pois usei uma forma de silicone.

Cortar as nozes em pequenos pedaços.

Numa tigela, misturar bem os ovos com o açúcar.

Juntar a manteiga derretida, mexendo bem.

Misturar rapidamente a farinha peneirada com o amido de milho.

Juntar a cenoura ralada e as nozes, mexendo o mínimo possível.

Cozer durante 30 minutos ou até que o palito saia seco.

Desenformar imediatamente e deixar arrefecer sobre uma grade de pastelaria.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Bolo Húmido de Coco


Este bolo fica uma delícia!!!

Agora de Verão sabe mesmo bem pois é mesmo fresquinho e com o sabor inconfundível a coco!



Ingredientes:


4 Ovos
250 gr de Farinha de Trigo

250 gr de Açúcar

100 gr de Manteiga

50 gr de Coco Ralado

1 colher de Chá Fermento em Pó

6 Colheres de sopa de Leite


2 e 1/2 Chávena de chá de Açúcar

2 e 1/2 Chávena de chá de Leite

4 Colheres de sopa de Coco Ralado



Preparação:


Bata as gemas e o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. À parte, bata as claras em castelo e junte ao preparado anterior.

De seguida junte a manteiga, a farinha, o fermento, o leite e o coco ralado.

Coloquei numa forma de buraco untado com spray desmoldante.

Levar ao forno pré-aquecido a 180º até dourar e cozer.

Enquanto isso, prepare a calda juntando num tachinho todos os ingredientes até ferver.

Sem desenformar o bolo coloque esta calda por cima ,aos poucos.

Eu fiz pequenos furos com um palito para o bolo ficar todo encharcado com a calda.

Passado umas horas, e depois de arrefecer, levei ao frigorífico...ficou ainda melhor;)



Nota:Esta é mais uma receita daqui.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Lombo de Porco Assado Recheado com Morcela


Não, não perdi o juízo e liguei o forno com este calor!!!
Apenas tinha esta receita à imenso tempo para colocar no blog. Para além do mais, é uma gafe minha ainda não a ter colocado pois faço imensas vezes e é bastante apreciada!

Uma receita bastante simples com um resultado perfeito!


Bom Fim de Semana!




Ingredientes:


Lombo de Porco

Morcela (cerca de 3)



Flor de Sal

Ervas de Provence

Dentes de Alho

Sumo de uma Laranja

1 Colher de (sopa) Mel Caseiro




Preparação:


De véspera, temperar o lombo com a flor de sal, o alho e as ervas de provence.

Cerca de uma hora antes de ir ao forno, rechear o lombo com a morcela (dar uns pequenos golpes na morcela antes de rechear). Fazer pequenos golpes no lombo.

Numa tacinha misturar os restantes ingredientes e untar todo o lombo com a mesma. Deixar marinar cerca de uma hora ou mais.

Levar ao forno a 200º.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Pudim de Chila


Outra receita que aguardava vez à imenso tempo!

Mais concretamente desde Março, mês que data a revista Teleculinária...aliás comprei esta revista, exactamente por causa desta receita que faz capa da mesma!

Muito espertos...tentam-nos com estas fotos e depois lá dentro por vezes é só "palha"!!!
Não me perguntem o porquê de se chamar Pudim, pois para mim é muito semelhante a Toucinho do Céu!
Bom, mas o que importa é que o doce é muito bom, e já foi imensas vezes repetido!!!



Ingredientes:


250 gr de Açúcar

250 Gr de Amêndoa em Pó

250 gr de Doce de Chila

6 Ovos

Canela em Pó



Preparação:


Ligue o forno a 180º. Unte uma folha de papel vegetal com margarina e forre a forma com a mesma.

Deite o açúcar para uma tigela, junte os ovos, a amêndoa em pó, a canela e o doce de chila e mexa muito bem. Verta para a forma e leve ao forno durante 40 minutos.

Retire, deixe arrefecer um pouco, desenforme e deixe arrefecer totalmente.

Polvilhe com bastante açúcar em pó.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Panquecas de Ricotta da Nigella


Simplesmente deliciosas!!!

Tal como diz a autora da receita "sabem a cheesecake"!

Não vale a pena dizer mais nada...façam e comprovem!




Ingredientes:

250 gr de Queijo Ricotta

125 ml de Leite

2 Ovos Grandes

100 gr de Farinha

1 Colher de (chá) Fermento em Pó

1 Pitada de Sal

2 Colheres de (chá) Óleo girassol



Preparação:


Numa taça colocar o leite o queijo e as gemas e misturar bem.

Junte a farinha com o fermento e o sal e mexa devagar até obter um creme macio.

Bata as claras, sem ser em castelo, só até esbranquiçar.

Junte ao creme anterior envolvendo.

Prepare a frigideira (anti-aderente) untando só da primeira vez com um pouco de manteiga.

Vá colocando pequenas porções de massa.

Acompanhei (tal como na série da Nigella) com maple syrup e morangos.

Fica divinal!!!

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Bolo Esponjoso de Nata e Custard com Chantilly e Doce de Leite


Que "ganda" nome!!!!

Enfim...o bolo é mesmo bom e fresquinho como se quer para estes dias!

A receita da massa, foi adaptada do livro da FC, mas troquei a baunilha por Custard.

Ficou óptimo e assim gastei um resto de Doce de leite.



Ingredientes:


3 Ovos

180 gr de Açúcar

100 ml de Nata

100 ml de Leite

90 ml de Óleo girassol

2 Colheres (sopa) Custard

170 gr de Farinha

50 gr de Maizena

1 Colher (sobremesa) Fermento em Pó




2 Pacotes de Natas

Morangos



Preparação:

No copo da bimby colocar a borboleta na lâmina, de seguida deitar os ovos com o açúcar e prog. 3 min. Temp.37º Vel 4.
Terminando voltar a prog. o mesmo tempo mas sem temperatura.

Juntar o óleo, as natas, leite e Prog. 20 seg.Vel. 4.

Juntar os restantes ingredientes e prog. 20 seg. Vel. 3,5.

Untar a cuba da Fussioncook, para esse fim uso sempre o spray desmoldante.

Deitar a massa dentro, fechar a tampa e colocar a válvula em posição de saída de vapor e Prog.menu forno 35 minutos.

Desenformar e deixar arrefecer.
Entretanto bater as natas em chantilly e adoçar a gosto. Cortar o bolo a meio de forma a poder rechear com o doce de leite. Tapar novamente com o bolo e cobrir com o chantilly; enfeitar com os morangos e o restante doce de leite.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Biscoitos de Baunilha


Simples e deliciosas!!!

E para descontrair não há nada melhor do que ir até à cozinha fazer umas bolachinhas!!!

É mais uma receita do meu maravilhoso livro " Pastelaria".



Ingredientes:


250 gr de Farinha

175 gr de Manteiga

85 gr de Açúcar

1 Saqueta de Açúcar Baunilhado

2 Gotas de Extracto de Baunilha

1 Colher de (café)Fermento em Pó


Preparação:



Coloque todos os ingredientes no copo da Bimby e Prog. 20 seg. Vel. 6. De seguida Prog. 2 min. Vel. Espiga.

Formar uma bola e levar ao frigorífico envolto em película aderente cerca de uma hora.

Ligue o forno a 200º.

Divida a massa em várias partes e forme um rolo com a espessura de um dedo com cada um delas.

Corte os rolos em pedaços de 3 cm de comprimento e achate-os levemente com um garfo.

Forre em tabuleiro com papel vegetal ou tapete de silicone.

Distribua os biscoitos de 2 em 2 cm no tabuleiro e leve ao forno na grelha do meio durante cerca de 12 minutos.

Deixe arrefecer em cima de uma grelha.
LinkWithin Related Stories Widget for Blogs