quarta-feira, 13 de maio de 2009

Baguetes Maria Valencia


Estas baguetes são excelentes, gostei muito do resultado final, quer o aspecto quer o seu sabor!

Retirei esta receita do blog da minha querida amiga Luisa Alexandra.

São mesmo boas (e torradas no dia seguinte... ficam mesmo deliciosas)!



Ingredientes:

700 gr. de Farinha Tipo 55
14 gr. de Sal

20 gr. de Fermento padeiro fresco ou 1 pacote de fermipan ( aqui alterei a quantidade de fermento fresco)

400 gr. de Água morna




Preparação:


Colocar a água no copo da Bimby e programar 2 minutos 40º na velocidade 2.

Junte o fermento de padeiro e programe uns segundos na vel. 3 de seguida juntar metade da farinha e o sal e amasse 15 segundos na velocidade 6.

Agregue o resto da farinha e programe 4 minutos na velocidade Espiga.

Amassar e deixar repousar 1h.
Formar as baguetes e deixar subir uma vez mais, cerca de 20 min.
Não esquecer de colocar um pequeno recipiente com 50 ml de água morna no forno e salpicar as baguetes de água salgada antes de cozer. 10 min a 250º + 15 min a 210º (depende um pouco do forno).

terça-feira, 12 de maio de 2009

Bolinhas de Fiambre

Estas bolinhas são uma maravilha!
Muito saborosas e super fofas!
Um óptimo complemento de uma simples sopa.

Retirei esta receita de uma Teleculinária Gold.


Ingredientes:

1,5 dl de Azeite

60gr de Margarina derretida

5 Ovos
1 Pitada de Sal

300 gr de Farinha
1 colher ( chá) Fermento em pó
250 gr de Fiambre em cubos





Preparação:


Ligue o forno a 180º.
Numa tigela, bata o azeite com a margarina e os ovos, junte o sal, a farinha e o fermento e bata bem.
Adicione depois o fiambre, misture delicadamente e divida o preparado pelas formas, mas sem as encher demasiado.
Leve ao forno durante 20 minutos. Ao fim desse tempo, retire, desenforme e sirva morno ou frio.

Dividi a massa em dois e fiz metade numa forma de bolo Inglês.

Ficou excelente também!

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Rissóis de Bacalhau e Camarão

Estes rissóis saíram de um pouco de "restos", pois costumo fazer só de bacalhau.

Tinha um restinho de bacalhau desfiado, já demolhado e um pouco de camarão também a precisar de ser gasto.

Ora lá fiz uma massa de rissóis e saíram estes belos salgadinhos.

Não vos posso dar quantidades certas pois essas nem eu sei:)) vou pelo menos tentar dar uma ideia do que foi feito.

Quando vou para a cozinha, gosto bastante de inventar e como ainda não estou bem habituada a tomar nota das quantidades para depois publicar aqui no blog costuma dar nisto:(
Estes são mais uns salgadinhos que já faço há bastantes anos e costumam ter bastante sucesso aqui por casa.


Ingredientes para a massa:

- 1 medida de Água
- 1 medida de Leite

- 1 colher de sopa de Manteiga

- 2 medidas de Farinha

- Sal q.b.



Preparação da Massa:

Levar ao lume o leite, a água, a manteiga e o sal.

Quando ferver retirar do lume deitar a farinha duma só vez e mexer bem. Levar novamente ao lume sem parar de mexer até que forme uma bola e descole do fundo. Deitar na banca sobre um tapete de silicone polvilhado de farinha e amassar até que fique bem ligada. Reservar.


Ingredientes para o recheio:

Bacalhau desfiado e demolhado

Camarões

Leite

Farinha

Noz moscada




Preparação do Recheio:

Levar o leite, num tacho, ao lume com o bacalhau e os camarões para dar uma cozedura rápida.

Escorrer o bacalhau e os camarões, reservar o leite.

Com o leite de cozer, fazer um molho bechamel bem grossinho.

Juntar, no final, os camarões e o bacalhau cozido.

Juntar um pouco de salsa .

Estender a massa dos rissóis e colocar pequenas colheradas de recheio.

Passar os rissóis por ovo e pão ralado.

De seguida, fritar ou simplesmente congelar para uma próxima vez.

domingo, 10 de maio de 2009

Trocas


Há uns tempos atrás, recebi um desafio da Ana Maria ao qual aderi e participei.
Achei uma iniciativa gira e engraçada! E vinda de que veio não pude recusar!

A minha parceira nesta troca (escolhida pela Ana) é a Marta do blog O meu cantinho.

Somos de zonas bem distantes e ao mesmo tempo bem perto...verdade Martuxa???:))

Adorei contactar e ficar a conhecer um pouquinho desta nova amiga blogueira!

Sem querer, ofereceu-me uma coisa que há muito desejava e ainda não tinha conseguido encontrar...Maple Syrup!!!!

Adorei todas as suas ofertas, mesmo ao meu gosto!!

Obrigada Martinha!!!

Simplesmente adorei!!!!!

Beijinho grande.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Flan Fresco de Cuajada


Pois, mais um Pudim!

Mas de facto, agora só começam a apetecer assim receitinhas frescas.

Esta é óptima para urgências, pois solidifica muito rápido.

Retirei esta receita do Blog desta amiga.
Ingredientes:


4 Ovos
2 Copinhos de açúcar (o copinho transparente da Bimby)

7 Copinhos de leite

2 Pacotes de cuajada



Preparação:

Colocar os ovos e o açúcar no copo, temp 37º, 2 min, vel.3.
Juntar o leite e a cuajada, programar 15 min, temp 80º vel.3.Verter para uma forma caramelizada e levar ao frigorífico até solidificar.

Mais simples não há!

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Envelopes de Queijo e Fiambre



Pois é, quando se chega a casa para fazer o jantar e se está com muito pouco tempo para grandes menús e vontade também;D

Tem de se fazer assim umas coisitas simples e saborosas para acompanhar uma sopinha e uma bela saladinha, terminando com uma fruta.

Estes em especial, faço várias vezes, pois são do agrado de todos.

Costumo fazer com uns quadrados de massa folhada da Bimbo ou então massa folhada do Lidl cortada em 4.


Ingredientes:


1 Embalagem de massa folhada

1 Embalagem de queijo ralado Mozarella
1 Embalagem de fiambre de perú aos cubinhos




Preparação:


Retirar os quadradinhos de massa folhada de dentro da embalagem e rechear com pequenas porções de queijo e fiambre.
De seguida, colocar num tabuleiro de ir ao forno forrado com película de silicone.
Pincelar cada envelope com leite e colocar em cima sementes a gosto.
Levar ao forno pré-aquecido a 180º até dourar.




São servidas?!

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Mousse de Morangos

Finalmente começam a nascer os primeiros dias de Sol e calor!
Sendo assim, começam a apetecer umas sobremesas mais fresquinhas!
E nada se iguala ao morango, é o meu fruto preferido!!
Esta mousse é deliciosamente cremosa e leve, bastante boa mesmo!



Ingredientes:


3 Folhas de gelatina
300 gr de morangos frescos e lavados

1 Colher (chá) sumo de limão
1 Lata de leite condensado
2,5 dl de Natas (uso Longa Vida)




Preparação:
Mergulhe a gelatina num pouco de água fria para demolhar.

No copo da Bimby, coloque os morangos e reduza-os a puré prog. alguns seg.na vel.5.

Junte o sumo de limão ao puré de morangos.

Leve ao micro-ondas a gelatina a derreter com cerca de 3 colheres de água, durante cerca de 10 segundos.
E junte a gelatina já derretida ao puré mexendo bem prog. 30 seg.vel.4.

De seguida, junte o leite condensado e volte a prog. 15seg. vel.4.
Leve ao frigorífico durante 10 minutos.

À parte, bati as natas em chantilly (sem açúcar) e coloquei a borboleta para misturar delicadamente prog. 15 seg. vel. 3.
Deite em taças individuais e leve ao frigorífico até solidificar.
LinkWithin Related Stories Widget for Blogs