terça-feira, 14 de abril de 2009

Ninho de Páscoa

Esta semana vou mostrar um pouquinho o que foi a nossa mesa Pascal.
Só ficou a faltar o belo cabrito com batatinhas novas e arroz de forno com esparregado de espinafres. Pois nunca mais me lembrei de tirar fotos! Pena...
Pois é, este ano o ninho foi um pouquinho diferente do habitual.

Tenho este livro de receitas da Nestlé, há tantos anos e nunca passei os olhos por esta receita, a sério, até que a vi no blog da Isa e fiquei tentada em fazer.

Bem dita a hora, pois é excepcional!!!!

Para quem for apreciador de chocolate, esta receita é ideal.

Vou passar a fazê-la, mesmo sem ser Páscoa:D




Ingredientes:


200gr de Chocolate para culinária

150gr de Manteiga

3 Ovos

5 Folhas de gelatina

1 Lata de leite condensado

1 dl de Natas






Para a decoração:


Fios de Ovos

Chocolate raspado

Amêndoas a gosto


Preparação:

Parta o chocolate em pedaços, deite-os numa tigela e leve-os a derreter em banho-maria. Quando estiver derretido,retire de banho-maria e adicione a manteiga em pequenas porções mexendo bem; misture as gemas e volte a mexer. Coloque novamente a tigela em banho-maria, e mexa sem parar durante 1 minuto, para as gemas cozerem.

Retire do banho-maria, junte a gelatina previamente demolhada e bata até a mistura arrefecer. Junte o leite condensado e as natas previamente batidas em chantilly (sem açúcar) e misture bem.

Bata as claras em castelo e junte-as delicadamente ao preparado. Unte com óleo uma forma de buraco, deite dentro o preparado e leve ao frio de um dia para o outro.

No dia seguinte, mergulhe a forma em água quente e desenforme.

Decore com fios de ovos, chocolate raspado e amêndoas.






Delicioso!!!!!

sábado, 11 de abril de 2009

Feliz Páscoa


Desejo uma Santa Páscoa a todos os que me visitam!
Retirem amêndoas,pois são para vocês!

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Néctar de Morangos e Laranja


Agora com este calorzinho até de manhã sabe bem assim um néctar!

Mas aqui em casa todos os dias, pelo menos ao almoço, sai sempre um!

Pois o meu filhote mais novo não come fruta de outra maneira!

Nunca mais se comprou outro tipo de sumos pois estes são feitos ao nosso paladar e simplesmente saborosos!!!
Já para não falar em serem saudáveis, pois não contém nenhum aditivo nem conservantes.Têm somente a fruta.
Este em especial ficou com uma tonalidade espectacular!!


Ingredientes:


2 Laranjas

8 Morangos
100gr de Açúcar (aqui depende um pouco da doçura da fruta, pois às vezes não coloco tanto)

700gr de Água



Preparação:


Lavar bem os morangos, descascar as laranjas retirando muito bem a parte branca para não amargar e tendo sempre o cuidado de ver se não tem caroços.

Colocar as frutas com o açúcar no copo da Bimby e prog. 1 min. vel.9.

Acrescentar a água e voltar a prog. 30 seg. vel 9.

Tão simples como isto!

Doce de Morangos


Pois é...começam a chegar os primeiros morangos,apesar do sabor ainda não ser dos melhores, mas já dá para "matar" as saudades!!!

Eu adoro morangos e acho sempre uma boa sobremesa!!!

Por aqui todos adoram compotas e como são melhores e mais saudáveis do que as de compra, lá saiu mais uma desta vez de morangos.

Lá vou eu repetir-me, mas feita na Bimby (claro) torna-se muito fácil e muito limpo também, pois não ressalta para lado nenhum.


Ingredientes:

400gr de Morangos

300gr de Açúcar


Preparação:

No copo da Bimby colocar os morangos e o açúcar e prog. 10 seg. vel.5.
De seguida, prog. 30 min. temp. 100º vel.1.

No fim deste tempo se achar que ficou líquido prog.10 min.temp.varoma vel.1 retirando o copinho e colocando o cesto da Bimby ao contrário (para não ressaltar).

No fim se mesmo assim estiver líquido vá programando sempre mais alguns minutos, tendo em conta que depois de frio ganha sempre mais consistência.


Método tradicional:


Colocar todos os ingredientes num tacho e ralar um pouco com a varinha mágica. De seguida levar ao lume até ganhar o ponto desejado, mexendo sempre para não agarrar ao fundo do tacho.

São servidas??? :))

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Tarte de Carne


Esta é outra forma de fazer o rolo de carne já aqui colocado.
Adorei desta maneira, acho que fica bastante suculento!!!
A forma de fazer e os ingredientes é exactamente igual só que desta vez faz-se com duas bases de massa folhada redonda e não com uma rectângular.
De resto, façam da mesma forma.
Aqui colocando a base de carne picada.



Agora colocando o queijo.


Agora o fiambre...


Finalmente a segunda base de massa folhada.
É importante fazerem uns cortes ligeiros na massa para que esta "respire".
Desta forma a base de cima não levanta aquando a cozedura(com o vapor que se faz lá dentro).

E por fim pincelar com o ovo ( ou no meu caso com leite) e as sementes de sésamo.


E aqui o pormenor da fatia com o queijinho derretido....uma delícia!!!!!

terça-feira, 7 de abril de 2009

Bolo Leve

Outra receita de família muito velhinha e muito antiguinha!!
Fica sempre uma delícia e o nome diz tudo pois é um bolo bastante leve devido à farinha de arroz.
É daqueles bolos da infância, bem fofinho a desfazer na boca e com um sabor muito caseirinho e saudável!
Foi das primeiras adaptações que fiz na Bimby e, como não podia deixar de ser, ficou excelente e menos trabalhoso.




Ingredientes:
6 Gemas
5 Claras
125 gr de Farinha de arroz
250gr de Açúcar
1 colher de café de fermento





Preparação Bimby:

Colocar os ovos no copo da Bimby com a borboleta e prog. 6 min. temp.37º vel.4.
Voltar a prog. mais 6 min. vel.4.
Retirar a borboleta e acrescentar o fermento com a farinha e prog. 30 seg. vel.4.

Untar muito bem uma forma de buraco e levar ao forno pré aquecido a 180º, até espetar um palito e este sair seco.




Preparação tradicional:

Batem-se as gemas com o açúcar durante 15 minutos.
Acrescenta-se a farinha com o fermento e mexe-se bem.
Por fim batem-se as claras em castelo e acrescentam-se envolvendo com cuidado. O restante processo é igual.
.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Brioche de Iogurte

Com esta receita quero aproveitar e fazer a minha homenagem a uma grande Senhora, à Nanda!
O seu blog foi dos primeiros que eu visitei, e logo me "apaixonei" pela forma e carinho com que a Nanda nos escrevia.
Fazia-nos sentir um pouco, parte do seu cantinho também...esperava todas as semanas para que colocasse nova receita, pois junto da receita vinha sempre uma magnífica história em volta dela.
Foi uma grande perda para o mundo dos blog de culinária!!! Mas quero acreditar que já temos alguém muito especial a seguir os seus passos!!!
Pelo menos da forma que escreve faz-me lembrar e muito a sua Mãe!!!!
Para além claro das receitas serem deliciosas, até hoje de todas as que eu experimentei nunca tive nenhuma decepção, muito pelo contrário repito vezes sem conta!
Esta receita dedico à Nanda!!!!
Junto um grande beijinho à Ana e continuação de muita força!!!
Sorriam...









Ingredientes:


2 Iogurtes naturais

1 Ovo

2 colheres de (sobremesa) Açúcar baunilhado
80gr de Açúcar

1/2 colher (café) Sal
500gr de Farinha, sem fermento

50gr de Manteiga, temperatura ambiente cortada em cubinhos
22gr Fermento Padeiro (usei 1 cubo de fresco)
Açúcar em Pérolas e Amêndoa laminada






Preparação:


Colocar todos os ingredientes por ordem na máquina do pão.
Ligar a máquina e o programa massas levedadas (na minha é o nº13).
Retirar da cuba com as mãos bastante enfarinhadas e dividir a massa em seis bolinhas.

Em formas de bolo Inglês colocar 3 bolas em cada e deixar levedar mais 45 minutos.
Para tal, faça ferver uma chávena de água no micro ondas, colocando de seguida (retirando a chávena) as formas para levedar.


Findo esse tempo, pincelar as brioches com manteiga e polvilhar com açúcar e as lâminas de amêndoa.
Levar ao forno pré-aquecido a 180º até as brioches dourarem.

Apreciação: É a Brioche mais fofa e deliciosa que já comi até hoje!!!



Aliás, desde que a experimentei nunca mais fiz outra, pois o facto de não levar grande manteiga também a torna bastante mais saudável!!
Façam que não se vão arrepender pois é magnífica.
LinkWithin Related Stories Widget for Blogs