terça-feira, 31 de março de 2009

Tarte de Bróculos ou Quiche de Bróculos


Tarte ou Quiche, o que importa é o resultado final, e nisso posso dizer que fica uma delícia!

Prático para quando temos pouco tempo para perder e queremos ter um resultado mais requintado para acompanhar uns simples bifes grelhados.
Esta tarte é deliciosa quente a sair do forno ou fria no dia seguinte!
Quanto aos ingredientes eu vario sempre, conforme o que tenho nos armários ou frigorífico (mantendo sempre a base dos ovos e natas). Mas sem dúvida nenhuma a minha preferida é esta com bróculos, por isso a coloquei aqui.Costumo fazer com massa quebrada,mas quando a pressa é muita, recorro à massa folhada.

Então é assim:







Ingredientes:


1 Base de massa quebrada ou folhada (como foi o caso)

1 Pacote de natas

4 Ovos
1 Couve de bróculo inteira
1 Embalagem de queijo ralado (escolham o vosso preferido)

1 Embalagem de cubos de fiambre de perú ( os quem preferir Bacon)

Uns bocadinhos de presunto picado

Sal q.b.










Preparação:


Cozer os bróculos(não muito,só uma fervura), de seguida saltear com um pouco de azeite e cebola.
Forrar uma tarteira com a massa folhada,picando o fundo com um garfo, de seguida dispôr os bróculos por cima, espalhando o queijo ralado sobre o mesmo, os cubinhos de fiambre e presunto.





Enquanto isso colocar numa tigela os ovos, as natas, o sal e bater bem com a varinha mágica uns segundos.



Colocar esta mistura por cima dos bróculos.


Levar ao forno pré-aquecido a 180º até dourar.



É só servir....e degustar!!

segunda-feira, 30 de março de 2009

Bolo Zebra


Já fiz este bolo algumas vezes e adoro o seu efeito!
Tal como o bolo mármore, este também tem algumas versões, mas eu faço sempre esta.
É um bolo muito fofo e nada seco. Os miúdos gostam sempre pelo seu efeito colorido!








Ingredientes:

6 Claras
150gr de Açúcar
6 Gemas
150gr de Açúcar
125ml de Água
375gr de Farinha
3 Colheres (chá) de fermento em Pó e mais uma colher (café) de bicarbonato
125 gr de Óleo
4 colheres (sopa) de Chcolate em pó








Preparação:

Bata as claras em castelo, junte o açúcar até ficar bem firme. À parte bater as gemas com açúcar e junte a água até ficar espumoso, junte a farinha, o fermento e bicarbonato peneirados e óleo.

Finalmente incorpore as claras em neve delicadamente.
Divida essa massa em duas, numa delas junte o chocolate em pó.

Forre uma forma com papel manteiga untada e começe a operação zebra (não fiz esta parte, pois utilizei uma forma de silicone).

Coloque duas colheres de massa de cor branca no centro da forma e depois, sobre a mesma, uma colher e meia de chocolate e assim sucessivamente.
Levar ao forno 180º cerca de 40-50 min. dependendo do forno.



Nota: Esta receita foi retirada do site Mais Você.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Tarte de Amêndoa e Chila


Esta Tarte é simplesmente deliciosa!!!
Para quem gosta de amêndoa e chila, é perfeita. Fica muito perto de um toucinho do céu mas em massa folhada!!
Eu, como adoro esta conjugação, sou suspeita...mas sinceramente façam e depois digam de vossa justiça o que acharam.
Esta é outra receita que também já faço há tantos anos que nem sei de onde tirei mas penso que foi de uma Teleculinária se a memoria não me falha.






Ingredientes:


250 gr de Açúcar

1/2 dl de água

100gr de Amêndoa moida

4 Ovos

Doce de chila q.b. (uso da Quinta da Aveleda,é óptimo)





Preparação:


Leve ao lume o açúcar com a água,até ganhar ponto.
Junte de seguida a amêndoa e retire do lume. Junta-se os ovos previamente batidos, e mexe-se bem.
De seguida junta-se a chila e volta-se a mexer,para ficar bem distribuida a chila.



Forra-se uma forma de tarte (no meu caso de silicone) pica-se o fundo com um garfo e deita-se o recheio.




Leva-se ao forno pré-aquecido a 180º até dourar.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Bôla rápida de carne


Acho que já vos disse, aqui em casa adoramos este tipo de salgados!
São sempre um óptimo complemento de uma refeição,ou entrada.
Esta bôla faz-se num instante, e fica sempre boa.
Desculpem as fotos,mas só me lembrei de tirar foto quando já se tinha retirado uma fatia:(



Ingredientes:

4 Ovos

200gr de Óleo

300gr de Leite

500gr de Farinha

2 colheres de chá de fermento Royal

1/2 Chouriço de carne

250gr de Fiambre (cortado miudo)

150gr de Bacon ( opcional em vez do fiambre)

Sal q.b.




Preparação:

Coloque todos os ingredientes no copo da Bimby, excepto a farinha e o fermento, prog. 2 min. temp.37º Vel. 2.

Adicione a farinha e o fermento e prog. 1 min. na vel.espiga.
Quando terminar adicione as carnes (previamente picadas na vel.3) e envolva com a espátula. Deite numa forma quadrada, untada e polvilhada de farinha e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 25 minutos.
Retire e corte em quadrados pequenos.
Nota: Esta receita foi retirada, do livro base da Bimby.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Filetes de Sardinha de Escabeche



Este é um prato muito apreciado pelo meu marido!! Adora estes filetes de sardinha assim preparados!

Como tal, este sábado ao jantar lá sairam uns filetes de sardinha de escabeche.




Ingredientes:


Sardinhas em filetes (pode-se pedir para fazer na peixaria)

Sal

Alho

Sumo de limão

Farinha de milho

Tomates

Cebolas

Azeite

Vinagre






Preparação:


Depois dos filetes feitos, colocar num prato temperando com sal ,alho e sumo de limão.

Deixa-se a marinar umas horas. No fim passam-se por farinha de milho e leva-se a fritar em óleo bem quente.

Colocam-se numa travessa e reserva-se.





Numa fritadeira, coloca-se azeite e a cebola em rodelas e alguns dentes de alho. Mal a cebola comece a ficar amolecida, deita-se o tomate já partido em pedacinhos. E deixa-se a refogar até ficar tudo cozidinho, antes de retirar, deve-se colocar um pouco de vinagre, mexendo de seguida.

No fim é só dispor por cima dos filetes já preparados.

Acompanhar com batatas cozidas e broa de milho ( ao acompanhamento já não tirei fotos:))


Espero que gostem!

terça-feira, 24 de março de 2009

Salame de Chocolate



Salame de chocolate é uma receita já comum mas, quem não gosta de comer um de vez em quando??

Esta receita já a faço há muitos anos, que já nem me lembro de onde a tirei,só me lembro que é brasileira.

Espero que gostem!!


Ingredientes:


2 Chávenas de chocolate em pó

500gr de bolacha Maria

1 Lata de leite condensado

1 e 1/2 Chávena de manteiga amolecida

1 Chávena de amêndoa inteira torrada( uns minutos no tabuleiro do forno até torrar)

2 Colheres(sopa) de conhaque ( ou Whisky)



Preparação:


Colocam-se as bolachas previamente partidas dentro de uma saco plástico, passando com um rolo da massa, em pedaços não muito pequenos.

Junta-se a lata de leite condensado, o chocolate, a manteiga, a amêndoa e o conhaque.

Mistura-se, amassando muito bem, com as mãos.

Formam-se três salames, ou seja divide-se a massa em três, e coloca-se dentro de um saco plástico aberto ao meio(eu faço sempre em de papel de alumínio) embrulhando-os como se fossem um rebuçado.

Leva-se ao frigorífico umas horas (de véspera).
Cobertura: Sem ir ao lume,juntam-se, 1/2 chávena de chocolate em pó,com 4 colheres bem cheias de manteiga bem amolecida e mistura-se tudo muito bem até formar uma cobertura. Por fim barra-se o salame.
Raramente faço esta cobertura,pois acho que fica mais calórico.


Fica delicioso!!! Bom apetite!

segunda-feira, 23 de março de 2009

Pizza


Pizza, quem não gosta??? Aqui por casa todos gostamos!!

E de vez em quando lá sai uma! Em geral faço com o que "apanhar" no frigorífico. E diga-se de passagem, estas pizzas assim feitinhas por nós nada tem a ver com as compradas!!!
Ficam deliciosas, com a massa sobre o fino como gostamos e com bastante recheio ( principalmente queijo) que nós tanto adoramos!

Não dá grande trabalho, onde se perde mais tempo será a esticar a massa da pizza. De resto é só colocar o recheio levar ao forno e Voilá, pizza quentinha e deliciosa.





Ingredientes para a massa:

1,5 dl de Leite morno

0,5 dl de Óleo
1 Pitada de Sal

1 colher de (chá) de Açúcar

250gr de Farinha T65

7 gr de Levedura seca

Ingredientes para recheio da pizza:

Molho de tomate ou ketchup

1 embalagem de Fiambre em cubinhos

Queijo ralado (usei Mozzarella)

1 Queijo Mozzarella fresco

Azeitonas partidas e sem caroço

1 lata de Cogumelos partidos

1 lata de Milho





Preparação:

Deite todos os ingredientes na cuba da máquina de pão pela ordem descrita

Prog. a máq. no programa massas levedadas(na minha é o nº 13).

Terminando o programa, retirar a massa e estender sobre um tapete de silicone, formando um rectângulo.

Método tradicional:

Numa tigela grande, coloque metade da farinha.Faça uma cova no meio e deite a levedura, o açúcar e um pouco de leite até fazer uma papa. Deixe levedar 30 minutos. Adicione o resto da farinha,o óleo, o sal e o leite. Amasse até ficar macia. Deixe repousar mais um pouco. Com as mãos untadas de azeite, coloque a massa num tabuleiro de forno e espalhe-a dando-lhe uma forma rectangular. Pica-se com um garfo toda a base.

Sobre a base da pizza colocar o molho de tomate, deitando uma boa quantidade.

De seguida, os restantes ingredientes, terminando com o queijo.

Levar ao forno pré-aquecido a 200º até dourar o queijo por cima.



No fim é só deliciar-se com esta maravilha.
LinkWithin Related Stories Widget for Blogs