segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Pãozão


Cá em casa adoramos este género de "bôlas"!
Torna-se práctico para uma festa(esta foi para os anos do filhote) ou para complementar uma simples refeição de sopinha.
É super fácil de fazer (pois coloquei tudo na cuba da MFP)e o resultado é delicioso.






Ingredientes:

5oogr de Farinha
1 chávena de leite
1/2 Chávena de Óleo
30gr de Fermento Padeiro
1 Pitada de sal
1 Gema de ovo
Fiambre
Queijo
Chourição


Preparação:

Colocar na cuba da Máq. de fazer pão os ingredientes pela seguinte ordem: leite,óleo,sal, farinha e por fim o fermento de padeiro.Ligar a máquina no prog.massas levedadas(na minha o nº13).

No fim retirar a massa para uma bancada ou tapete de silicone bem enfarinhada e estender a massa em forma de rectangulo.
Vai-se dispondo camadas de fiambre, chourição e queijo,a receita original pede para colocar cebola e tomate com um fio de azeite a terminar mas eu optei por só colocar os tres primeiros.

Enrola-se o Pãozão como se fosse uma Torta tendo o cuidado de fechar os topos colando com um pouquinho de água ou clara de ovo.

Pincelar com uma gema de ovo,e levar ao forno pré-aquecido 170º por mais ou menos 45 min.

Deixar arrefecer(ou não:) e cortar em fatias.



Aqui mais uma foto:



Nota: Esta receita foi retirada deste blog,http://paracozinhar.blogspot.com/2007/07/pozo.html

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Bolo Aniversário Filhote mais velho


Este bolo foi para os anos do meu filhote mais velho que fez 15 anos no passado dia 9. Foi uma autêntica aventura, pois era para ter decorado com Covopast mas não gostei nada da dita cuja!!! Muito dura e sempre a rachar precisamente o contrário da experiência com a Pasta Americana ,que correu tão bem com o bolo do Marido. Foi um bolo bastante trabalhoso, nada teve a ver com o que eu idealizei, mas posso-vos dizer que o resultado final foi pura e simplesmente delicioso!
Então aqui fica esta minha aventura culinária.


Ingredientes para massa do bolo de chocolate:

Esta é a receita do Brigadeirão do Livro TM 31 "Doces e Sobremesas"

6 Ovos
250gr de Leite
350gr Açúcar
1 Pitada de sal
350gr Farinha
20gr Fermento
200gr Manteiga
50gr Chocolate em pó

Massa de Queques de Nata:

3 Ovos
1 Chávena de açúcar
1 Chávena de farinha
1 Pacote de natas

Recheio:

1/2 Lata de leite condensado
1 Chávena de Côco ralado
2 Colheres de sopa de manteiga

Cobertura de Chocolate:

1/2 Barra de chocolate de culinária
1/2 Lata de leite condensado
2 Colheres de sopa de natas

Cobertura de Chantily:



2 Pacotes de natas
10 Colheres (de sopa) açúcar


Preparação Massa de Brigadeirão:

Coloque a borboleta na lâmina e bata as claras em castelo, prog. 6 min., vel. 3,5.Retire e reserve. Sem a borboleta, deite no copo o açúcar, a manteiga e as gemas e prog. 6 min. vel.3.
Adicione a farinha, o fermento, o chocolate, o sal e o leite e prog. 10 seg. vel. 3. Junte as claras em castelo e prog. 15 seg. vel.3.
Coloca-se em forma untada ou silicone e vai ao forno 180º durante cerca de 40 min.
Nota: Só fiz metade desta receita.


Preparação Massa de Queques de Nata:


Coloca-se todos os ingredientes no copo da Bimby prog. 20 seg. vel.6.
Vai ao forno em forma de silicone, a 180º, cerca de 20 min.


Recheio:


Coloca-se to dos os ingredientes no copo da Bimby e prog. 6 min., temp.º Varoma vel. 3,5.
Coloca-se, depois de frio, no meio das duas massas de bolo.







Cobertura de Chocolate:


Coloca-se todos os ingredientes no copo da Bimby e prog.8 min., temp.º Varoma vel. 2.
Cobrir todo o bolo com esta cobertura de chocolate.





Chantily:


Coloque a borboleta na lâmina.Deite as natas e prog. cerca de 2 min. vel. 3,5, tem de estar com atenção para que não passem a manteiga (usei natas Président).
Acrescentar, depois o açúcar e envolver com espátula. Enfeitar todo o bolo com este chantily, com a ajuda do aparelho, tipo dispara biscoitos.






Aqui vê-se em pormenor o bonito efeito das várias camadas:

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Carne de Porco com Castanhas


Mais uma receita na Actifry,e desta vez de carne de porco que tão saborosa fica nesta máquina!
Super fácil e todos adoramos.

Ingredientes:
Carne de Porco partida em cubinhos
Castanhas congeladas
sal e alho q.b.


Preparação:

Temperar a carne com o sal e alho e deixar umas horas para tomar gosto.
Colocar a carne na Actifry de seguida as castanhas (sem descongelar) e colocar uma colher medida de azeite.
Programar 25 min. servir com arroz branco e salada(novamente sem fotos:))
Fica delicioso e sabe sempre bem.

Salmão na Actifry


Cá em casa adoramos salmão!!! E assim cozinhado na Actifry fica delicioso,sem gordura nenhuma,mas ao mesmo tempo muito suculento.
Uma refeição bastante saudável e muito prática.

Ingredientes:

Postas de salmão
Sal q.b.
Alho

Preparação:

Colocar as postas de salmão dentro da Actifry,prog.20min.
Acompanhar com uma boa salada e um arroz de legumes(não tirei fotos...coisas de pricipiante). Mais rápido e prático não há!!!


terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Tarte Pastel de Nata


Gostamos muito de Tartes de Pastel de Nata, mas demoramos um pouco a encontrar a receita certa, esta posso dizer que é muito boa!
Fica douradinha em cima (coisa que não acontecia com as outras receitas), super cremosa e com um brilho que a torna muito bonita!


Ingredientes:

400gr de Açúcar;
250gr de Água;
500gr de Leite;
70gr de Farinha;
6 Gemas;
Base de massa folhada;
Pau de canela;
Casca de limão ou de laranja a gosto;


Preparação:

Juntar todos os ingredientes, excepto o pau de canela e a casca, e programar 40 seg. vel. 4.
Depois adicionar borboleta e colocar o pau de canela e a casca de limão, programar 18 min. temp. 90º vel. 1 1/2.
Entretanto forrar uma forma de tarte com a massa folhada, picando o fundo e colocando nele o recheio já pronto.
Levar a forno pré-aquecido a 200º e deixar dourar cerca de 20 min.

P.S: Colocar a tarte na parte mais baixa do forno.









Nota: Esta receita foi retirada do Fórum Bimby.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Queques de Nata


Estes Queques são facílimos de fazer e o resultado final é pura e simplesmente delicioso!
São uma invenção minha e já os faço há tantos anos ....que já nem me lembro de quando os comecei a fazer.
Os ingredientes para a preparação todas nós costuma-mos ter em casa e são sempre bons para emergências,especialmente bons para o lanche dos miúdos.
Ingredientes:
-1 Pacote de Natas
-1 chavena de Açúcar
-1 chavena de Farinha
-3 Ovos



Preparação:

Colocar todos os ingredientes no copo da Bimby e Prog. 20 seg. Vel.6.
Para quem não tem Bimby fazer como eu antes de a ter,misturar tudo com a batedeira.
Colocar em forminhas individuais as minhas são de silicone por isso não necessitam de ser untadas.
Vão ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 20 minutos,ou até dourar.


Ficam óptimos e muito fofinhos...como podem ver nas fotos.


sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Pãezinhos de Leite



Fiz estes pãezinhos para um lanchinho de domingo cá em casa.

São deliciosos muito fofinhos e saborosos.

Uma receita a repetir sem dúvida nenhuma.


Ingredientes:

- 250 gr de Leite

- 50gr de Manteiga

- 5ogr de Açúcar

- 1 colher (café) de sal

- 500gr de Farinha T65

- 25gr de Fermento Padeiro fresco




Preparação:

-Colocar todos os ingredientes na máquina de fazer pão,pela ordem indicada, programa massas levedadas (nº13 na minha).

No fim retirar a massa da cuba da máquina e forma pequenas bolas .

De seguida colocar num tabuleiro forrado de papel vegetal,ou tapete de silicone e pincelar todos eles com ovo batido e um pingo de leite.

Levar ao forno pré aquecido 200º cerca de 25 a 30 minutos.
Retirar e deixar arrefecer, ou não:))





NOTA: Esta receita foi retirada do Forum Bimby é da Carocas.
LinkWithin Related Stories Widget for Blogs