Mostrar mensagens com a etiqueta Bolos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Bolos. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Bolo de Courgette e Cenoura

Apesar de já ter a minha Máquina de Pão há mais de um ano, ainda não tinha experimentado fazer bolos nela!

Não posso dizer que fiquei fã dos bolos na MFP! Acho que ficam muito bons no 1º dia, mas no dia seguinte parece meio "borracha":)

Para não falar do tempo que levam a assar...imenso!

Não quero com isto dizer que não volte a tentar, mas continuo a preferir usar a minha MFP para fazer o pãozinho!

A receita é óptima e é da amiga Luísa. Como sempre fiz uns ajustes mais ao nosso paladar.



Ingredientes:


1 Cougette

1 Laranja (só usei o sumo)

2 Cenouras

3 Ovos

150 gr. de Açúcar (aqui aumentei a quantidade para 200gr)

80 gr. de Margarina

20 gr. de Azeite

220 gr. de Farinha

1 colher (de chá) de Fermento





Preparação:


Descasque a courgette, as cenouras, e a laranja, deite-as no copo da Bimby e Prog. 30 seg., vel. 9.

Junte o açúcar e as gemas, prog. 1 min., vel. 4.

Adicione a margarina e o azeite e misture prog. 30 seg. vel. 4.

Depois a farinha, misturada com o fermento, prog.30 seg., vel. 3.

À parte batem-se as claras, fiz na batedeira, que se envolvem com a espátula à mistura anterior.

Unta-se a cuba da máquina de fazer pão com óleo ou azeite e deita-se a massa lá dentro.

Selecciona-se o programa COZER, na minha é o 14 e programa-se o tempo desejado, eu coloquei 45 minutos mas tive necessidade de mais.

No final espeta-se um palito para verificar a cozedura.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Bolo de Iogurte Perfumado com Baunilha e sementes de Papoila


No meu frigorífico tenho sempre imensos iogurtes!

Como tal, por vezes alguns começam a passar de prazo, então há que reciclar!

O aroma de baunilha e as sementes de Papoila fazem toda a diferença nesta receita!

Boa semana!





Ingredientes:


2 Iogurtes caseiros sabor a baunilha

3 medidas de Açúcar

3 Medidas de Farinha

4 Ovos

1 Medida de Óleo Girassol

1 Colher (sobremesa) de Aroma Baunilha

2 Colheres (sopa) de Sementes Papoila

1 Colher (chá) Fermento




Preparação:
Colocar todos os ingredientes dentro do copo da Bimby e Prog. 1 min.vel.4.
Deitar a massa numa forma de silicone e levar ao forno a 180º até dourar.

Desenformar e enfeitar a gosto.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Bolo Fresco de Natas Recheado com Doce de Morango

É mesmo o que apetece nesta altura, coisas frescas!
Como tal, este bolo é ideal!

Fica extremamente fofo e bastante húmido, ou não levasse ele maizena que lhe confere sempre uma textura espectacular.




Ingredientes:


200 gr de Açúcar

100 gr de Farinha

100 gr de Maizena

100 gr de Margarina

5 Ovos

1 Colher (chá) bem cheia Fermento

4 dl de Natas




Preparação:


Deite, para o copo da Bimby, os ovos, a margarina e o açúcar e Prog. 15 seg. Vel. 6.

Junte depois a farinha, a maizena e o fermento e Prog. 20 seg. Vel. 6. Verta o preparado para a forma (usei de silicone) e leve ao forno durante cerca de 40 minutos a 180º.

Deixe arrefecer.

De seguida corte o bolo ao meio e recheie com o doce de morango. Bata as natas em chantilly e adoce a gosto. Cubra o bolo com as mesmas e enfeite a gosto. Leve ao frigorífico até à hora de servir.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Ensopadinho


É com votos de um excelente fim de semana para todos que deixo, aqui, a receita deste bolo que é simplesmente uma tentação!



Ingredientes:


Massa:


5 Ovos

150 gr de Açúcar

130 gr de Farinha com fermento

30 gr de Cacau em pó


Calda:

300 gr Açúcar

4 dl de Água

1 Cálice de Licor de Chocolate

1 colher (sopa) de Cacau



Preparação:


Ligue o forno a 180º.

Bata os ovos com o açúcar prog. 5 min. temp. 37º Vel 4.

Terminando, volte a prog. 5 min. Vel.4.

Junte a farinha com o cacau e prog. 15 seg. Vel. 4.

Coloque a massa numa forma redonda de silicone e leve ao forno cerca de 25 minutos.

Retire do forno e deixe arrefecer.


No copo da Bimby junte o açúcar com a água e prog. 6 min.Temp. 100º Vel.1.

Junte o licor de cacau e o cacau e prog. 30 seg. Vel. 4.

Verta a calda sobre o bolo (ainda dentro da forma) e deixe embeber bem.

Desenforme depois e decore a gosto.

Bom apetite!!!

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Bolo de Delícia de Courgette


Esta foi a primeira vez que experimentei courgette em bolos!

Apesar de usar muita courgette aqui em casa e em quase tudo...bolos ainda não tinha feito!

Gostei bastante do sabor quase neutro e da textura que a courgette dá, e se fica deliciosa em compota, porque não em bolo também??

Resolvi fazer nesta receita de bolo porque é das mais versáteis para experientar este tipo de ingrediente.

Já a fiz com vários tipos de frutas e vegetais e fica sempre bem!!!




Ingredientes:


2 Courgettes pequenas

4 Ovos

2 Chávenas de Açúcar

3/4 Chávena de Óleo

2 Chávenas de Farinha

1 Colher (chá) Fermento



Preparação:


Colocar as courgettes no copo e Prog.10 seg. Vel.7.

De seguida colocar os ovos, o açúcar e o óleo e Prog. 4 min.Vel.3.

Terminando, junta-se a farinha e o fermento e Prog. 10 seg. Vel.3.

Coloca-se dentro de uma forma de buraco (neste caso de silicone) e leva-se ao forno a 180º até cozer.

Quando ficar frio, desenforma-se e enfeita-se a gosto.






Nota: Esta receita foi baseada no Bolo de cenoura Divinal da Gisa.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Bolo Manteiga Perfumado com Cardamomo

Com este calor não apetece muito ligar o forno, mas...a vontade de comer um docinho é mais forte:)),

Este é um bolo muito simples mas muito saboroso!

Esta foi também a 1ª vez que usei o Cardamomo, já o tinha há imensos meses, mas ainda não tinha usado.

Dá um sabor muito agradável e parecido (é da família) com o gengibre.

A receita é do livro base da Bimby.

Bom fim de semana a todos!





Ingredientes:


4 Ovos

200 gr de Açúcar

200 gr de Manteiga

200 gr de Farinha

1 colher (chá) Fermento

1 colher (chá) Cardamomo ralado




Preparação:


Coloque a borboleta na lâmina, deite o açúcar, os ovos e a manteiga no copo e prog. 3 min. Temp.37º Vel.3.

Adicione a farinha, fermento e o cardamomo e prog. 6 seg.Vel3., terminando de envolver com a espátula.

Coloque a massa numa forma untada ou de silicone e leve ao forno a 170º cerca de 25 min.

Desenforme depois de frio e enfeite a gosto.

Eu polvilhei com cacau em pó, deitei um topping de baunilha e outro de chocolate e um pouquinho (tinha sobrado de outra receita) de chantilly.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Bolo Rápido


Aqui fica um bolinho bastante saboroso e rápido de fazer!

Claro que tinha de ter dois dos ingredientes que mais gosto, maçãs e canela...sim porque coloco sempre canela neste bolinho:))

É ideal para o lanche, principalmente agora de Verão com a praia dá sempre jeito ter um bolo deste género para levar como lanche .

Espero que gostem!



Ingredientes:



3 Ovos

200 gr de Açúcar

100 gr de Manteiga

1 Iogurte natural (usei caseiros)

170 gr de Farinha

1 Pitada de sal

1 Colher (chá) de Fermento

1 Maçã descascada e cortada em 8 pedaços



Preparação:


Coloque os ovos no copo, adicione o açúcar e Prog. 1 min. Temp.50º Vel.3.

Junte a manteiga e o iogurte e misture durante 15 seg. Vel.3.

Incorpore a farinha, o sal e o fermento e Prog. 6 seg.Vel.3. Termine de envolver com a espátula.

Em seguida, deite a mistura numa forma redonda (usei silicone). Introduza os pedaços de maçã na massa e coloque no forno pré-aquecido a 170º cerca de 30 min.
Deixar arrefecer e desenformar, polvilhando com açúcar em pó e canela.
Nota: Esta receita é do livro base da Bimby.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Bolo Cremoso


Por vezes, quando começo a fazer uma sobremesa, não sei bem o que vou fazer...conforme vou fazendo vai saíndo a receita:))

Já tinha aqui colocado esta massa de bolo, mas desta vez não queria um bolo assim tão grande, então só fiz metade da receita e troquei a preparação pois queria fazer tudo mais rápido!

Fiz um recheio de creme pasteleiro, desta vez com Custard, e uma cobertura de chocolate (não podia deixar de ser).

O que tornou este bolo esplêndido e completo!

Um bom fim de semana!


Ingredientes:


2 Ovos

1 Chávena de açúcar

3/4 Chávena de Farinha

1/4 Chávena de Maizena

1 Carteirinha de Pudim
1 Pacote de Natas

1 colher de (chá) Fermento




Recheio:


65 gr de Açúcar

2,5 dl Leite

1 Colher (sopa) Farinha Custard




Cobertura:


1 Barra de Chocolate Culinária

1 Pacote de Natas

3 Colheres (sopa) Açúcar



Preparação:


Colocar todos os ingredientes do bolo no copo da Bimby e Prog. 1 Min. Vel. 4.

Colocar este preparado numa forma redonda sem buraco e levar ao forno a 180º até dourar.

Depois de cozido retirar e deixar esfriar.

Quando estiver frio, cortar o bolo ao meio com uma faca para depois ser recheado.


Para o recheio, colocar todos os ingredientes num tacho e levar a lume brando até engrossar.

Rechear o bolo com este creme.


Colocar todos os ingredientes da cobertura num tacho e levar ao lume em banho-maria até o chocolate derreter e formar uma mistura homogénea.

Cobrir todo bolo com esta cobertura e enfeitar a gosto.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Bolo de Iogurte e Chocolate Recheado com chantilly e Pêssegos


O nome e o aspecto deste bolo é todo pomposo, mas não passa de um simples bolo de iogurte!

Aliás, bolo esse muito apreciado por todos aqui em casa e já aqui colocado.
Apesar da simplicidade dos ingredientes, ficou maravilhoso e fresquinho... então nem se fala!!!!

Espero que gostem!

Bom fim de semana!!!!





Ingredientes:


2 Iogurtes naturais (usei caseiros)

4 Ovos

3 Medidas Açúcar

3 Medidas Farinha

1 Medida de Óleo

1 colher (chá) Fermento

40 gr de Chocolate em pó

1 Lata de pêssegos

3 Pacotes de Natas (usei umas novas da Vaqueiro,muito boas)

Açúcar a gosto



Preparação:


Colocar todos os ingredientes do bolo no copo da Bimby, e Prog. 1 Min. Vel. 4.

Deitar dentro de uma forma de silicone redonda e levar ao forno a 180º cerca de 30 min.

Desenformar, depois de frio, e cortar ao meio.

Bater as natas (estas são super rápidas) e adoçar a gosto.

Dispôr uma parte do chantilly no meio do bolo cortado e por cima os pedaços de pêssego cortados.

Tapar com a outra parte do bolo e cobrir por inteiro com o restante chantilly.

Enfeitar a gosto, usei estes coraçõezinhos de açúcar.




segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Bolo de Bolacha Com Leite Condensado

Este é um bolo que agrada sempre a toda a gente!
Existem muitas receitas e variantes, eu própria tenho muitas, mas esta gosto imenso, ou não fosse por ter leite condensado:))
Sabe sempre bem de Verão e de Inverno e não enjoa nada!


Ingredientes:


350 gr de Bolachas Maria

3,5 dl de Café forte (faço sempre com descafeínado)




7 colh. (sopa) de Açúcar

1 Pitada de Sal fino

3 colh. (sopa) bem cheias de Farinha Maizena

1 Litro de Leite meio-gordo

1 lata de Leite condensado

6 Gemas



Amêndoa


Preparação:

Prepare o creme misturando todos os ingredientes no copo da Bimby, Prog. 10 min. Temp. 90º Vel. 2.

Numa forma de aro amovível comece por fazer camadas de bolachas demolhadas em café, seguidas por camadas de creme.

Termina-se com uma generosa camada de creme.

Leve ao congelador cerca de 1 hora.

Entretanto vá torrando as amêndoas. Num tabuleiro forrado de papel vegetal disponha as amêndoas bem espalhadas e leve ao forno cerca de 10 minutos ou até dourar a 200º.

Coloque a forma em cima de um prato e retire o aro, enfeite por cima com as amêndoas e volte a levar ao frio até à hora de servir.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Bolo de Copo



Sempre que quero um bolinho que seja bastante fofo e nada seco, esta é uma das minhas opções!

Fica mesmo com um sabor excelente e bem diferente, devido à farinha de fubá.

E sabe sempre bem uma fatiazinha ao pequeno almoço ou lanche de um bolinho assim...simples e fofinho.

Ainda por cima não são preciso muitos ovos, apenas dois! Como eu adoro estas receitas assim com poucos ovos:))

E tem mais...é tão "difícil "de fazer que até uma criança consegue:D



Ingredientes:



1 Copo de Farinha

1 Copo de Açúcar

1 Copo de Óleo

1 Copo de Fubá

2 Ovos

1 colher (chá) de Fermento

1 Copo de Leite



Preparação:


Bata tudo no liquidificador, ou na Bimby, cerca de 1 minuto.

Unte uma forma de buraco e leve ao forno a 180º cerca de 30 minutos.

Difícil, não é???

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Bolo de Chocolate com cobertura no Microondas


Este bolo além de ser magnífico de paladar é super, hiper, mega rápido de preparar ( já pareço a Floribella a falar:) !!!
E sim, é mesmo assim que ele sai do microondas, com cobertura e tudo!!!!
Faço quase sempre um destes quando tenho amiguinhos dos meus filhos aqui em casa.

O resultado depois...são as mães a pedir-me a receita:))

Às meninas mais sépticas em relação à confecção de bolos no microondas (como o meu caso), digo-vos que podem fazer à vontade, pois fica excelente e extremamente fofo!



Ingredientes:

4 Ovos

300 gr de Açúcar

200 gr de Farinha

125 gr de Chocolate em pó

200 gr de Leite

100 gr de Óleo


Preparação:


Mistura-se o açúcar, os ovos, o leite e o óleo e Prog. 1 min. Vel. 3.

Acrescenta-se a farinha e o chocolate e Prog. 1 min. Vel. 3.

Deita-se esta massa para dentro de uma forma de silicone com buraco e leva-se ao microondas em potência máxima por 8 minutos.
Atenção, é mesmo só 8 minutos, senão o bolo seca e fica sem a cobertura!
Deixa-se arrefecer e desenforma-se.
Difícil não é???




Nota: Esta receita foi retirada do Fórum Bimby.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Bolo Fofo com Cobertura de Doce de Leite

Ontem foi um dia muito especial para mim!

Conheci finalmente a minha grande amiga Luísa Alexandra!

Tínhamos "combinado" esse encontro para hoje, andava eu toda atarefada a preparar tudo para a receber.

Mas afinal...ontem recebo uma chamada e ... mudança de planos, Luísa já está cá no Norte!!!!

Fiquei tão maluca tão destrambelhada, que acho que apaguei por minutos:))

Apesar de ser um encontro relâmpago (só deu para um beijinho) adoreiiiii!!!!
Amiga, amei conhecer-te pessoalmente!!
És um doce de pessoa!

Agora fico à espera de outro encontro com mais tempo e calma.

Como tu disseste: "Este vai ser o primeiro de muitos!!"
E a ti dedico este bolo, com a promessa de para a próxima o provares de verdade:))



Ingredientes:

5 Ovos

280 gr Açúcar

125 gr de Farinha

1 Colher de (chá) Fermento

Coco ralado para polvilhar sobre o bolo

Doce de leite, a receita já se encontra aqui



Preparação:

No copo da Bimby coloque nas lâminas a borboleta, deite os ovos e o açúcar e prog. 5 minutos Temp. 37º Vel.4.

Terminando, volte a prog. 5 min. vel.4.

De seguida, coloque a farinha e o fermento e prog. 20seg. vel. 4.

Deite a massa numa forma rectangular forrada com papel vegetal e untada com manteiga e farinha.

Leve a cozer em forno pré-aquecido cerca de 15 a 20 minutos.

Desenforme o bolo para um prato e cobra com o doce de leite. Polvilhando de seguida com coco ralado.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Mil Folhas


Esta receita saiu desta cozinha um pouco ao calhas!

Não tinha ideias para o que fazer de sobremesa...até que numa visita ao meu frigorífico, fez-se luz!!!

Tinha duas bases de massa folhada a terminar de prazo e pensei: "Ok já sei!"

Bases para um tabuleiro de ir ao forno e Voilá.

Ficou excelente, nada enjoativo e bastante saboroso.

Bom fim de semana.




Ingredientes:



2 Bases de massa folhada rectangular




Creme Pasteleiro:



2,5 dl de Leite


50 gr de Açúcar


35 gr de Farinha


1 Ovo


2 Gemas


1 Pitada de Baunilha em pó


Outra de sal fino




Preparação:




Cortar as bases em dois.

Colocar as bases num tabuleiro forrado com película de silicone e levar ao forno pré-aquecido a 190º até dourar as bases.




Creme Pasteleiro:


Levar ao lume o leite, até ferver.

À parte, misture os restantes ingredientes, vá juntando o leite já fervido e leve a lume brando mexendo sempre até engrossar.

Coloque no prato de servir uma base, depois o creme e assim sucessivamente até terminar com uma base de massa folhada.
Finaliza-se com açúcar em pó.


quarta-feira, 27 de maio de 2009

Bolo de Laranja com Cobertura de Creme Pasteleiro


Às vezes é assim, começo a fazer uma receita e acabo noutra:)

Era para sair uma receita nova mas acabei por fazer uma bem velhinha, mas muito boa por sinal!

Este bolo fica bem com todo tipo de coberturas e até sozinho se torna um excelente bolo.

Desculpem a foto mas quando me lembrei já tinha cortado umas fatias:))



Ingredientes:


4 Ovos

1 Chávena de Açúcar

1 Chávena de Farinha

1/4 Chávena de Óleo

1/4 Chávena de Sumo de laranja natural

1 Colher de (sobremesa) Fermento



Creme Pasteleiro:


3 Gemas

150 gr de Açúcar

3 Colheres de (sopa) de Maizena

1 Carteirinha de Açúcar baunilhado

1/2 litro de Leite




Preparação do Bolo:

Na Bimby colocar a borbolatea os ovos e o açúcar e prog. 4 minutos Temp. 37º Vel.4.

Terminando voltar a prog. 4 min. Vel. 4.

Retirar a borboleta e adicionar o sumo da laranja e o óleo prog. 30 seg. vel.3.

De seguida juntar a farinha e o fermento e prog. 35 seg. Vel.4.

Colocar o preparado numa forma de silicone e levar ao forno pré-aquecido a 180º até dourar e ficar cozido.



Preparação Creme Pasteleiro:


Juntar todos os ingredientes por ordem e mexer muito bem com a vara de arames.

Levar ao microondas durante 2 minutos na potência máxima ( o meu tem 900 Watts).

Retirar e mexer muito bem novamente voltando a levar ao microondas por mais 2 minutos.

Retirar e mexer bastante bem voltando a levar ao micro mais 1 minuto.

Deixar arrefecer.

Cobrir o bolo com este creme, que fica mesmo grossinho e bastante saboroso; o açúcar baunilhado confere-lhe um sabor muito próprio.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Bolo de Coco

Deliciosamente saboroso!!! Extremamente húmido e bastante fresquinho, com o delicioso sabor a coco.
Adoro este blog da minha querida amiga Marizé, de onde tirei esta e outras receitas.



Ingredientes:

3 Ovos

250g de Açúcar

200g de Manteiga

½ Chávena de leite

250g de Farinha

100g de Coco ralado

1 colher (chá) de Fermento

Calda (opcional)

1 Chávena de leite
½ Chávena de açúcar



Preparação:

Separe as gemas das claras, bata as claras em castelo e reserve.


Na tigela da batedeira, coloque as gemas e o açúcar e bata em velocidade alta até ficar com uma mistura cremosa e esbranquiçada.

Junte a manteiga amolecida (não fundida) e o leite e bata mais um pouco.
Retire a tigela da batedeira, e junte o coco ralado e a farinha peneirada com o fermento.
Envolva até ficar com uma massa homogénea.
Por fim, junte as claras em castelo e misture-as na massa de uma forma delicada usando de preferência uma espátula de borracha ou silicone.
Transfira a massa para uma forma de chaminé, devidamente untada e enfarinhada.
Coloque no forno pré aquecido a 180º durante mais ou menos 25 minutos, faça o teste do palito e se este sair seco, retire do forno.
Prepare a calda, levando os ingredientes ao lume brando durante mais ou menos 4 minutos e mexendo ocasionalmente.
Pique o bolo com um palito de madeira, e com ele ainda quente e dentro da forma, regue-o com a calda.
Deixe amornar e desenforme.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Bolo de Iogurte com Maçãs Caramelizadas

Quase sempre, a meio da semana, sai um bolinho aqui em casa. Muitas das vezes faço este.
É um bolo que contém ingredientes que há sempre por casa e dá jeito ter para os lanches dos miúdos.

É também uma boa forma de comer frutas.



Ingredientes:


2 Iogurtes Naturais

4 Ovos

3 medidas de (Iogurte) de Açúcar

3 medidas de (Iogurte) de Farinha

1 medida (Iogurte) de Óleo

1 colher (chá) de Fermento

Maçãs q.b. para forrar o fundo da forma

Manteiga e açúcar para untar a forma





Preparação:


Ligar o forno a 180º.

Colocar todos os ingredientes no copo da Bimby e prog. 1 min. vel.4.
Untar muito bem, com manteiga ou margarina, uma forma sem buraco e polvilhar com bastante açúcar.

Ir descascando maçãs e partindo em gominhos, forrando com eles o fundo da forma.
Termina-se com uma cerejinha.
Colocar a massa do bolo por cima das maçãs e levar ao forno cerca de 30 minutos.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Delícia de Chocolate

Apesar de ter a Bimby há já algum tempo, ainda não tinha feito esta receita este bolo.
Grande falha, pois é mesmo delicioso!

Foi das primeiras coisas que a minha vendedora Denize me disse para fazer, e eu ainda não tinha feito.
Todas as minhas amigas que têm a Bimby me diziam, e eu como sou bem comportada lá fiz a vontade:))

Ingredientes:


200 gr de Açúcar
250 gr de Chocolate em barra
150 gr de Manteiga
6 Ovos
50 gr de Farinha



Preparação:

Coloque a borboleta nas lâminas da Bimby. Deite as claras e prog. 6 min. vel.3.
Retire para uma taça e reserve.
Retire a borboleta e deite no copo o açúcar, as gemas, e a manteiga e prog. 5 min. temp. 70º vel. 4 .
Adicione o chocolate, espere que se funda, e misture 20 seg.vel.5.
Adicione por fim a farinha e misture 10 seg.vel 5.
Volte a colocar a borboleta e envolva as claras na vel.2 1/2.

Deite numa forma de abrir e leve ao forno pré-aquecido a 200º cerca de 10 minutos.
Fica tipo bolo mousse de chocolate!!!

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Bolo Marmorizado



Aqui em casa bolos com chantilly são muito apreciados, principalmente pelo meu filho mais novo.

Para ele todos os bolos, mousses e afins tem de ter chantilly:)

Este, fazendo-lhe a vontade, levou o dito.

Assim de um bolo normal e simples, fiquei com um bastante fresquinho e diferente.

Ingredientes:

100 gr de Açúcar
100 gr de Manteiga
3 Ovos

200 gr de Farinha

1 colher (chá) de Fermento

6 colheres (sopa) de Leite condensado

Raspa de limão

60 gr de chocolate culinária raspado





Preparação Bimby:

No copo da Bimby coloque a borboleta nas laminas, e deite as claras para bater em castelo prog.3 min.vel.3 1/2.
Reserve.
Deite no copo da Bimby o açúcar e a manteiga e bata prog. 1 min. vel. 3.
Adicione as gemas,e prog. 30seg.vel.3.
Acrescente a farinha, o fermento e o leite condensado e volte a prog. 30 seg. vel.3.
Envolva neste preparado as claras anteriormente batidas em neve.
Divida a massa em duas porções iguais,adicione a uma a raspa de limão e à outra o chocolate raspado, mexendo cada uma muito bem.
Deita as massas para dentro de uma forma em pequenas porções alternadamente.

Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 50 minutos.





Preparação tradicional:


Deite num recipiente o açúcar e a manteiga e misture.
Junte as gemas, mexa, adicione a farinha, o fermento e o leite condensado e misture tudo muito bem.
Bata as claras em castelo bem firme e junte-as ao preparado anterior. Mexa delicadamente , divida a massa em dois. Adicione a uma a raspa do limão e a outra o chocolate raspado, mexendo as duas muito bem.
Daqui para a frente é igual à preparação com a Bimby.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Pão de Ló de Alfeizerão


E com este Pão de Ló, termino a "saga" dos doces de Páscoa feitos aqui em casa.

É excelente para quem gosta de Pão de Ló estilo o de Ovar, este fica igual, mas mais pequenino(assim não há tanta tentação).

Esta receita retirei do livro 1000 Sabores da Doçaria Conventual.

Adaptei à Bimby, claro está, mas quem não a tiver faz com batedeira respeitando os tempos e os processos.

Então é assim:


Ingredientes:


2 Ovos

6 Gemas

100gr de Açúcar

50gr de Farinha


Preparação:


Colocar a borboleta nas lâminas do copo da Bimby.

De seguida colocar as gemas e os ovos, juntando o açúcar e prog. 8 min. vel.3.

No fim adicionar a farinha bem peneirada, mexendo com a colher de pau, envolvendo sem bater.

Forrar uma forma de bolo redonda (cerca de 22cm) com papel vegetal e deitar a massa para dentro levando ao forno pré-aquecido, a 225º durante 10minutos.

Retire do forno e desenforme.

Deve ser consumido no dia seguinte.
LinkWithin Related Stories Widget for Blogs